Um dos desafios na atualidade tem sido encarar a criança como um sujeito de direitos, inteira que de modo ativo usa todo o seu corpo, imaginação, criatividade e emoção em sua constituição humana. Assim, no contexto investigado, buscamos pela criança protagonista que é completa, totalmente capaz de pensar, falar, viver e ser intensamente gente. O presente artigo objetiva contextualizar, discutir e analisar o protagonismo infantil como princípio promotor da aprendizagem e do desenvolvimento integral das crianças. A problemática que norteia este estudo recai a partir do questionamento: como o protagonismo infantil pode ser evidenciado nas práticas pedagógicas, sendo a criança um ser em construção? Buscando responder tal questão, realizamos uma pesquisa de campo exploratória durante as experiências de observação e regência no Estágio Supervisionado em Educação Infantil, em uma escola municipal em Imperatriz/MA. Para tanto apresentamos conceitos e contribuições do estágio supervisionado no espaço educativo à formação acadêmica do pedagogo a partir da perspectiva do protagonismo da criança. Os principais autores que embasaram esta pesquisa foram Pimenta e Lima (2004), Nogueira (2022) e Malaguzzi (1999), dentre outros. Como resultados da pesquisa, concluímos ser possível favorecer o protagonismo, por meio de sua compreensão e planejamento, pois, aos adultos cabe acompanhar, possibilitar e assegurá-lo a fim de as crianças agirem e atuarem nos espaços durante suas vivências em suas individualidades, necessidades, interesses e possibilidades. Ressaltamos ainda, que observar o protagonismo durante o estágio se mostrou central para compreender a criança como promotora da sua aprendizagem e personagem principal de sua história. Posto isto, foi na participação ativa nas experiências disponibilizadas à turma, que para além de aprender e promover o protagonismo, efetivaram-se reflexões críticas importantes para práxis do educador, no sentido de potencializar a atuação docente na formação de cidadãos participativos.