O OLHAR INTERDISCIPLINAR SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA SAÚDE E BEM-ESTAR DA PESSOA IDOSA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96666 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2675 "inscrito_id" => 407 "titulo" => "O OLHAR INTERDISCIPLINAR SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA SAÚDE E BEM-ESTAR DA PESSOA IDOSA" "resumo" => "O presente trabalho apresenta um conjunto de relatos de experiência e vivências por estudantes de graduação de Psicologia, que ofertaram um Curso de Extensão nomeado “Saúde, Espiritualidade e Bem-Estar” destinado às pessoas idosas. Nesse sentido, os encontros ocorreram semanalmente na Universidade Aberta à Terceira Idade (UFPE) e visaram proporcionar a interseccionalidade dos saberes científicos da Psicologia por intermédio da prática docente e dialógica. Desse modo, o resumo se debruça pelo aporte teórico da Gerontologia Educacional, termo compreendido como os estudos e práticas metodológicas destinadas aos idosos, capaz de analisar os conhecimentos sobre as identificações e compreensão sociais sobre a velhice e o envelhecer. Assim, associou-se esses conhecimentos com a pluralidade de campos profissionais, sendo elas: Artes Visuais, Nutrição e Educação Física, cujas dinâmicas utilizadas foram: pintura, poesias, rotina mensal de autocuidado, músicas, exercícios físicos e jogo de palavras. Dito isso, o objetivo do presente trabalho é compreender a interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem sobre saúde e qualidade de vida como impulsionador de diálogos e discussões acerca do ser idoso na sociedade e suas reverberações no cuidado consigo e com o outro. Não obstante, associa-se o campo da Gerontologia e Educação à perspectiva dialógica de Paulo Freire, destacando a importância de desmistificar e romper preconceitos e estereótipos sobre os idosos que buscam ocupar e circular no espaço acadêmico. Diante disso, entendeu-se que os aspectos inter e multiprofissionais foram fundamentais para propiciar as trocas de saberes e, em paralelo, desenvolver debates, reflexões e conhecimentos sobre a saúde e bem-estar na velhice. Ademais, percebeu-se a partir do fortalecimento de vínculos afetivos entre os membros, maior participação ativa e dialógica durante os momentos de partilha, sendo repletos de vivências, memórias e aprendizados no decorrer da trajetória pessoal de cada participante, inclusive dos facilitadores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID407_TB2675_20112023220915.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA DE CASTRO TEIXEIRA BUENO" "autor_nome_curto" => "LUANA BUENO" "autor_email" => "luana10.bueno@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96666 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2675 "inscrito_id" => 407 "titulo" => "O OLHAR INTERDISCIPLINAR SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA SAÚDE E BEM-ESTAR DA PESSOA IDOSA" "resumo" => "O presente trabalho apresenta um conjunto de relatos de experiência e vivências por estudantes de graduação de Psicologia, que ofertaram um Curso de Extensão nomeado “Saúde, Espiritualidade e Bem-Estar” destinado às pessoas idosas. Nesse sentido, os encontros ocorreram semanalmente na Universidade Aberta à Terceira Idade (UFPE) e visaram proporcionar a interseccionalidade dos saberes científicos da Psicologia por intermédio da prática docente e dialógica. Desse modo, o resumo se debruça pelo aporte teórico da Gerontologia Educacional, termo compreendido como os estudos e práticas metodológicas destinadas aos idosos, capaz de analisar os conhecimentos sobre as identificações e compreensão sociais sobre a velhice e o envelhecer. Assim, associou-se esses conhecimentos com a pluralidade de campos profissionais, sendo elas: Artes Visuais, Nutrição e Educação Física, cujas dinâmicas utilizadas foram: pintura, poesias, rotina mensal de autocuidado, músicas, exercícios físicos e jogo de palavras. Dito isso, o objetivo do presente trabalho é compreender a interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem sobre saúde e qualidade de vida como impulsionador de diálogos e discussões acerca do ser idoso na sociedade e suas reverberações no cuidado consigo e com o outro. Não obstante, associa-se o campo da Gerontologia e Educação à perspectiva dialógica de Paulo Freire, destacando a importância de desmistificar e romper preconceitos e estereótipos sobre os idosos que buscam ocupar e circular no espaço acadêmico. Diante disso, entendeu-se que os aspectos inter e multiprofissionais foram fundamentais para propiciar as trocas de saberes e, em paralelo, desenvolver debates, reflexões e conhecimentos sobre a saúde e bem-estar na velhice. Ademais, percebeu-se a partir do fortalecimento de vínculos afetivos entre os membros, maior participação ativa e dialógica durante os momentos de partilha, sendo repletos de vivências, memórias e aprendizados no decorrer da trajetória pessoal de cada participante, inclusive dos facilitadores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID407_TB2675_20112023220915.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA DE CASTRO TEIXEIRA BUENO" "autor_nome_curto" => "LUANA BUENO" "autor_email" => "luana10.bueno@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }