ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES VENEZUELANOS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96775 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2819 "inscrito_id" => 204 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES VENEZUELANOS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA" "resumo" => "Os venezuelanos refugiados são inseridos no sistema de educação brasileiro, em diferentes fases, que vão da alfabetização ao Ensino Médio. O problema de pesquisa trata de como alfabetizar crianças falantes de língua estrangeira e o precário materiais didáticos adaptados para eles. Uma ação pedagógica capaz de promover o acolhimento e alfabetização numa perspectiva do letramento é de grande relevância para o desenvolvimento da aprendizagem, conforme a demanda de estudantes em contexto de refúgio. A pesquisa tem como objetivo geral desenvolver um modelo de proposta pedagógica para refugiados, imigrantes venezuelanos, baseadas no referencial teórico triangular em análise do discurso crítico, multimodalidade e letramento. A metodologia é de abordagem qualitativa e natureza aplicada, do tipo etnográfica. O corpus da pesquisa foi constituído por referenciais teóricos acerca do tema e as vivencias e práticas pedagógicas como alfabetizadora, da pesquisadora. Os resultados da pesquisa se referem à necessidade do ensino com significado e prática social a partir de textos multimodais em acordo com a realidade e cultura infantil do estudante. Além de, comprovar as reais possibilidades do estudo da língua a partir da construção de atividades para português brasileiro como língua de acolhimento, que atenda as reais necessidades e possibilidades dos estudantes venezuelanos. Sendo assim, considerar o multilinguismo presente na população na ação pedagógica trata-se de reconhecer as diversidades linguísticas presentes na escola." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID204_TB2819_17092023071534.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÁUDIA DE OLIVEIRA MARTINS" "autor_nome_curto" => "CLÁUDIA" "autor_email" => "cdeoliveiramartis@gmail.c" "autor_ies" => "PPGEN UNIC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96775 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2819 "inscrito_id" => 204 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES VENEZUELANOS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA" "resumo" => "Os venezuelanos refugiados são inseridos no sistema de educação brasileiro, em diferentes fases, que vão da alfabetização ao Ensino Médio. O problema de pesquisa trata de como alfabetizar crianças falantes de língua estrangeira e o precário materiais didáticos adaptados para eles. Uma ação pedagógica capaz de promover o acolhimento e alfabetização numa perspectiva do letramento é de grande relevância para o desenvolvimento da aprendizagem, conforme a demanda de estudantes em contexto de refúgio. A pesquisa tem como objetivo geral desenvolver um modelo de proposta pedagógica para refugiados, imigrantes venezuelanos, baseadas no referencial teórico triangular em análise do discurso crítico, multimodalidade e letramento. A metodologia é de abordagem qualitativa e natureza aplicada, do tipo etnográfica. O corpus da pesquisa foi constituído por referenciais teóricos acerca do tema e as vivencias e práticas pedagógicas como alfabetizadora, da pesquisadora. Os resultados da pesquisa se referem à necessidade do ensino com significado e prática social a partir de textos multimodais em acordo com a realidade e cultura infantil do estudante. Além de, comprovar as reais possibilidades do estudo da língua a partir da construção de atividades para português brasileiro como língua de acolhimento, que atenda as reais necessidades e possibilidades dos estudantes venezuelanos. Sendo assim, considerar o multilinguismo presente na população na ação pedagógica trata-se de reconhecer as diversidades linguísticas presentes na escola." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID204_TB2819_17092023071534.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÁUDIA DE OLIVEIRA MARTINS" "autor_nome_curto" => "CLÁUDIA" "autor_email" => "cdeoliveiramartis@gmail.c" "autor_ies" => "PPGEN UNIC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }