O artigo resulta de uma pesquisa de campo sobre o ensino de sociologia na educação de jovens e adultos na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ademar Veloso da Silveira, em Campina Grande- Pb. A pesquisa se utilizou da observação direta das aulas de sociologia e uso de roteiro com questões abertas que foram respondidas por estudantes e docentes, professora regente e residentes, da educação de jovens e adultos na fase II, correspondendo ao ensino médio. Busca-se compreender as percepções que os sujeitos da pesquisa tem sobre a importância do ensino de sociologia para sua formação e os processos de mediação de aprendizagens e conteúdos que oportunizem sentido para sua vida prática. Os resultados da pesquisa evidenciam que os estudantes identificam a importância da Sociologia, mesmo com uma aula de 30 minutos semanal, para o seu desenvolvimento enquanto cidadão, formação profissional e conhecimento sobre os seus direitos; já no que concerne aos conteúdos, metodologias e recursos que mediam as aprendizagens os docentes destacaram que existem limitações em face da carga-horária, dos materiais didáticos e dos recursos tecnológicos; entretanto, buscam selecionar conteúdos que tenham relação com o dia-a-dia dos estudantes e suas mais diversas necessidades, já que as turmas de jovens e adultos do ensino médio tem altas taxas de infrequência e evasão; por isso, uma das estratégias é mediar as aprendizagens de forma lúdica, dialógica e com saberes que impactem na vida dos estudantes.