O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PERCEPÇÕES DE DISCENTES E DOCENTES.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96818 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2871 "inscrito_id" => 12665 "titulo" => "O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PERCEPÇÕES DE DISCENTES E DOCENTES." "resumo" => "O artigo resulta de uma pesquisa de campo sobre o ensino de sociologia na educação de jovens e adultos na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ademar Veloso da Silveira, em Campina Grande- Pb. A pesquisa se utilizou da observação direta das aulas de sociologia e uso de roteiro com questões abertas que foram respondidas por estudantes e docentes, professora regente e residentes, da educação de jovens e adultos na fase II, correspondendo ao ensino médio. Busca-se compreender as percepções que os sujeitos da pesquisa tem sobre a importância do ensino de sociologia para sua formação e os processos de mediação de aprendizagens e conteúdos que oportunizem sentido para sua vida prática. Os resultados da pesquisa evidenciam que os estudantes identificam a importância da Sociologia, mesmo com uma aula de 30 minutos semanal, para o seu desenvolvimento enquanto cidadão, formação profissional e conhecimento sobre os seus direitos; já no que concerne aos conteúdos, metodologias e recursos que mediam as aprendizagens os docentes destacaram que existem limitações em face da carga-horária, dos materiais didáticos e dos recursos tecnológicos; entretanto, buscam selecionar conteúdos que tenham relação com o dia-a-dia dos estudantes e suas mais diversas necessidades, já que as turmas de jovens e adultos do ensino médio tem altas taxas de infrequência e evasão; por isso, uma das estratégias é mediar as aprendizagens de forma lúdica, dialógica e com saberes que impactem na vida dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12665_TB2871_22082023005712.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVANGELINA LEÃO DE ATAÍDE CAVALCANTI NETA" "autor_nome_curto" => "EVANGELINA LEÃO" "autor_email" => "evangelinaleao34@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96818 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2871 "inscrito_id" => 12665 "titulo" => "O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PERCEPÇÕES DE DISCENTES E DOCENTES." "resumo" => "O artigo resulta de uma pesquisa de campo sobre o ensino de sociologia na educação de jovens e adultos na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ademar Veloso da Silveira, em Campina Grande- Pb. A pesquisa se utilizou da observação direta das aulas de sociologia e uso de roteiro com questões abertas que foram respondidas por estudantes e docentes, professora regente e residentes, da educação de jovens e adultos na fase II, correspondendo ao ensino médio. Busca-se compreender as percepções que os sujeitos da pesquisa tem sobre a importância do ensino de sociologia para sua formação e os processos de mediação de aprendizagens e conteúdos que oportunizem sentido para sua vida prática. Os resultados da pesquisa evidenciam que os estudantes identificam a importância da Sociologia, mesmo com uma aula de 30 minutos semanal, para o seu desenvolvimento enquanto cidadão, formação profissional e conhecimento sobre os seus direitos; já no que concerne aos conteúdos, metodologias e recursos que mediam as aprendizagens os docentes destacaram que existem limitações em face da carga-horária, dos materiais didáticos e dos recursos tecnológicos; entretanto, buscam selecionar conteúdos que tenham relação com o dia-a-dia dos estudantes e suas mais diversas necessidades, já que as turmas de jovens e adultos do ensino médio tem altas taxas de infrequência e evasão; por isso, uma das estratégias é mediar as aprendizagens de forma lúdica, dialógica e com saberes que impactem na vida dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12665_TB2871_22082023005712.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVANGELINA LEÃO DE ATAÍDE CAVALCANTI NETA" "autor_nome_curto" => "EVANGELINA LEÃO" "autor_email" => "evangelinaleao34@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }