Resumo: Com a conquista de documentos legislativos com a CF (1988) e a LDB (1996) a gestão democrática passa a ser um princípio obrigatório nas redes públicas de ensino. E a participação é apresentada como um pressuposto para que haja a concretude de uma gestão democrática, e cabe à equipe gestora mobilizar os integrantes da escola e comunidade a vestir-se com a responsabilidade do desenvolvimento da escola para atingir as mudanças necessárias. Buscou-se identificar através da observação participativa e de entrevistas semiestruturadas, como a gestora da rede municipal de ensino mobiliza os integrantes da escola no processo de Gestão Democrática, bem como identificar as atividades da equipe gestão escolar e dos docentes, no processo de ensino-aprendizagem e também caracterizar como acontece o processo de tomadas de decisões na escola e a participação do Gestor escolar, dos docentes, familiares e responsáveis. Através das visitas à escola foi identificado o grande desafio da gestora em mobilizar todos os integrantes da escola para alcançar os objetivos educacionais planejados. Foi percebido algumas estratégias sendo criadas pela gestão para aproximar os familiares ao espaço escolar, até alguns funcionários da escola como porteiro e merendeiras exercem um papel importante nesse processo de aproximação com as famílias dos estudantes.