O presente relato de experiência apresenta a implantação e os resultados de um clube de astronomia em uma escola de ensino médio, cujo objetivo é despertar o interesse dos estudantes pela ciência, tornando os conceitos sobre astronomia mais acessíveis e estimulando o pensamento crítico acerca do nosso lugar na Via Láctea e no universo. Partindo da problemática que o estudo da astronomia é um tema desafiador para professores que lecionam física em escolas públicas, uma vez que é considerado abstrato e difícil pelos estudantes. Utilizamos metodologias ativas, como observações astronômicas com telescópio, confecção de maquetes e experimentos, para promover a aprendizagem significativa dos estudantes. Os resultados obtidos demonstram que os estudantes desenvolveram habilidades de observação e análise de dados, bem como manifestaram interesse pelo estudo do universo, permitindo-lhes compreender a história do universo desde o seu surgimento até os dias atuais. A partir dessa experiência, foi possível perceber que o estudo da astronomia pode ajudar os estudantes a entender melhor o nosso lugar no universo e como a Terra se relaciona com outros corpos celestes e sistemas planetários. Com isso, concluímos que o clube de astronomia se mostrou uma estratégia pedagógica eficaz para despertar o interesse pela ciência e contribuir para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes do mundo que nos cerca.