OS SABERES DOCENTES NA PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96963 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3073 "inscrito_id" => 13304 "titulo" => "OS SABERES DOCENTES NA PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL" "resumo" => "A problemática dos saberes docentes é tema recorrente na Formação de Professores que ensinam Matemática. Contudo, identificamos uma lacuna nas pesquisas relacionadas a esse tema, pois não tratam com especificidade a construção e mobilização destes saberes nas práticas docentes existentes no campo da educação profissional e tecnológica. Assim, visando contribuir com o debate, o presente trabalho apresenta análise de dados obtidos junto aos professores de Matemática do IFRN – Natal Central acerca dos saberes mobilizados por eles durante suas práticas de ensino. Tal análise é acrescida pelas mudanças causadas nessa mobilização de saberes durante a pandemia de COVID-19, por isso destacamos também quais os novos saberes construídos e mobilizados para atuação profissional durante esse período pandêmico. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados segundo a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Observamos que a relação dos professores de Matemática com seus próprios saberes profissionais ainda é superficial, dando grande ênfase aos saberes disciplinares e um destaque menor aos saberes das ciências da educação. No entanto, foi possível identificar o papel crucial que os saberes da experiência detêm nas práticas dos professores, principalmente quanto ao processo de adaptação e ressignificação do conhecimento matemático em relação a formação técnica oferecida nos cursos de Ensino Médio Integrado. Além disso, é possível reconhecer as mudanças significativas na mobilização de saberes docentes causadas pela pandemia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13304_TB3073_04102023232421.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUAN CARLO DA CRUZ SILVA" "autor_nome_curto" => "JUAN" "autor_email" => "juan.cruz@ifrn.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96963 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3073 "inscrito_id" => 13304 "titulo" => "OS SABERES DOCENTES NA PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL" "resumo" => "A problemática dos saberes docentes é tema recorrente na Formação de Professores que ensinam Matemática. Contudo, identificamos uma lacuna nas pesquisas relacionadas a esse tema, pois não tratam com especificidade a construção e mobilização destes saberes nas práticas docentes existentes no campo da educação profissional e tecnológica. Assim, visando contribuir com o debate, o presente trabalho apresenta análise de dados obtidos junto aos professores de Matemática do IFRN – Natal Central acerca dos saberes mobilizados por eles durante suas práticas de ensino. Tal análise é acrescida pelas mudanças causadas nessa mobilização de saberes durante a pandemia de COVID-19, por isso destacamos também quais os novos saberes construídos e mobilizados para atuação profissional durante esse período pandêmico. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados segundo a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Observamos que a relação dos professores de Matemática com seus próprios saberes profissionais ainda é superficial, dando grande ênfase aos saberes disciplinares e um destaque menor aos saberes das ciências da educação. No entanto, foi possível identificar o papel crucial que os saberes da experiência detêm nas práticas dos professores, principalmente quanto ao processo de adaptação e ressignificação do conhecimento matemático em relação a formação técnica oferecida nos cursos de Ensino Médio Integrado. Além disso, é possível reconhecer as mudanças significativas na mobilização de saberes docentes causadas pela pandemia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13304_TB3073_04102023232421.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUAN CARLO DA CRUZ SILVA" "autor_nome_curto" => "JUAN" "autor_email" => "juan.cruz@ifrn.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }