LEVANTAMENTO DE TÉCNICAS PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PUBLICADOS DE 2021 A 2023
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96985 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3103 "inscrito_id" => 13696 "titulo" => "LEVANTAMENTO DE TÉCNICAS PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PUBLICADOS DE 2021 A 2023" "resumo" => "Diante do contexto de degradação ambiental em que vivemos a Educação Ambiental (EA) pode atuar como uma ferramenta de transformação e conscientização acerca da conservação dos recursos naturais. Assim, o processo de ensino/aprendizagem da EA assume importante papel neste processo, que pode ser praticado e aperfeiçoado com técnicas que o potencializam e melhoram a aprendizagem dos alunos. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento acerca de técnicas para o ensino/aprendizagem de EA. Foi feito um levantamento na literatura sobre propostas de ensino de EA, considerando o período de 2021 a abril de 2023, utilizando como base de dados o Google Acadêmico. Os 100 trabalhos mais relevantes foram selecionados para uma análise. Assim, foram quantificados os que se enquadram como artigo e selecionados aqueles que apresentam possíveis técnicas para o ensino/aprendizagem de EA. Com a pesquisa observa-se que o ano de 2021 aparece com o maior número de publicações (51), seguido do ano de 2022 que apresenta 33 trabalhos. Dos trabalhos analisados foi encontrado um total de 69 artigos, dentre os artigos observou-se que 17 trabalhos apresentam possíveis técnicas/propostas para ensino e inserção de educação ambiental na educação básica. Das propostas para o ensino/aprendizagem observadas nos trabalhos selecionados, destaca-se a indicação para que sejam trabalhadas atividades práticas e lúdicas com os alunos, tais como gincanas, produção de hortas e jardins ecológicos, confecção e protótipo de jogos. Observa-se que uma interação entre as técnicas e o ensino/aprendizagem de EA apresenta-se como uma possível alternativa para a melhoria do ensino." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID13696_TB3103_23112023133932.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO GUSTAVO DE ALMEIDA BATISTA" "autor_nome_curto" => "GUSTAVO BATISTA" "autor_email" => "ant.batista@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96985 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3103 "inscrito_id" => 13696 "titulo" => "LEVANTAMENTO DE TÉCNICAS PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PUBLICADOS DE 2021 A 2023" "resumo" => "Diante do contexto de degradação ambiental em que vivemos a Educação Ambiental (EA) pode atuar como uma ferramenta de transformação e conscientização acerca da conservação dos recursos naturais. Assim, o processo de ensino/aprendizagem da EA assume importante papel neste processo, que pode ser praticado e aperfeiçoado com técnicas que o potencializam e melhoram a aprendizagem dos alunos. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento acerca de técnicas para o ensino/aprendizagem de EA. Foi feito um levantamento na literatura sobre propostas de ensino de EA, considerando o período de 2021 a abril de 2023, utilizando como base de dados o Google Acadêmico. Os 100 trabalhos mais relevantes foram selecionados para uma análise. Assim, foram quantificados os que se enquadram como artigo e selecionados aqueles que apresentam possíveis técnicas para o ensino/aprendizagem de EA. Com a pesquisa observa-se que o ano de 2021 aparece com o maior número de publicações (51), seguido do ano de 2022 que apresenta 33 trabalhos. Dos trabalhos analisados foi encontrado um total de 69 artigos, dentre os artigos observou-se que 17 trabalhos apresentam possíveis técnicas/propostas para ensino e inserção de educação ambiental na educação básica. Das propostas para o ensino/aprendizagem observadas nos trabalhos selecionados, destaca-se a indicação para que sejam trabalhadas atividades práticas e lúdicas com os alunos, tais como gincanas, produção de hortas e jardins ecológicos, confecção e protótipo de jogos. Observa-se que uma interação entre as técnicas e o ensino/aprendizagem de EA apresenta-se como uma possível alternativa para a melhoria do ensino." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID13696_TB3103_23112023133932.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO GUSTAVO DE ALMEIDA BATISTA" "autor_nome_curto" => "GUSTAVO BATISTA" "autor_email" => "ant.batista@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }