Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS COM BASE NA CULTURA MAKER PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA CITOLOGIA: RELATOS DA ORGANIZAÇÃO DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99041
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5793
    "inscrito_id" => 18701
    "titulo" => "O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS COM BASE NA CULTURA MAKER PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA CITOLOGIA: RELATOS DA ORGANIZAÇÃO DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "A Citologia estuda diferentes células presentes nos seres vivos, bem como, a classificação e funções destas nos organismos. A vasta nomenclatura científica e ausência de metodologias ativas com recursos didáticos que possam potencializar o interesse dos estudantes, em relação aos conceitos estudados, de modo que consigam associá-los com situações importantes no seu cotidiano tornam o ensino da Biologia desafiador durante o Ensino Médio. Observando esta problemática e com base no pensamento de Paulo Freire no que se refere ao uso da dialética/dialogicidade na relação educador e educando, desenvolvemos uma oficina pedagógica pautada no uso das metodologias ativas, o que possibilitou um processo educativo mobilizado pela compreensão, análise, ação, reflexão e avaliação, garantindo ao espaço da sala de aula uma dinâmica democrática em que o aprendizado ocorre no fazer junto com os outros. Embasando-se também na cultura maker, de origem do conceito DIY – “do it yourself” (faça você mesmo) que se caracteriza por usar recursos sustentáveis e baratos para desenvolver projetos diversificados, a oficina de Citologia permitiu que os discentes produzissem recursos didáticos para auxiliar nos seus estudos. O projeto vem sendo desenvolvido no laboratório de Biologia de uma escola da rede pública estadual, em Pernambuco, com 27 estudantes que estão divididos em 3 equipes. Essa divisão tem como objetivo orientar as equipes quanto a produção dos diferentes materiais de estudos, utilizando massa de biscuit, materiais recicláveis, telas de pintura e o próprio espaço do laboratório no qual os estudantes vem produzindo os recursos didáticos voltados à Citologia. O objetivo geral desta proposta é garantir aos estudantes uma participação ativa no processo educativo, permitindo assim, a interação e o aprender de forma mais prazerosa e eficaz. Ao final da oficina, todo material produzido na escola pelos estudantes será exposto no laboratório e será utilizado em novas proposições didático-metodológicas desenvolvidos neste espaço."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18701_TB5793_10122023123555.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ISABEL DE OLIVEIRA MENDES PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA ISABEL"
    "autor_email" => "isabeloliveiramp13@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99041
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5793
    "inscrito_id" => 18701
    "titulo" => "O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS COM BASE NA CULTURA MAKER PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA CITOLOGIA: RELATOS DA ORGANIZAÇÃO DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "A Citologia estuda diferentes células presentes nos seres vivos, bem como, a classificação e funções destas nos organismos. A vasta nomenclatura científica e ausência de metodologias ativas com recursos didáticos que possam potencializar o interesse dos estudantes, em relação aos conceitos estudados, de modo que consigam associá-los com situações importantes no seu cotidiano tornam o ensino da Biologia desafiador durante o Ensino Médio. Observando esta problemática e com base no pensamento de Paulo Freire no que se refere ao uso da dialética/dialogicidade na relação educador e educando, desenvolvemos uma oficina pedagógica pautada no uso das metodologias ativas, o que possibilitou um processo educativo mobilizado pela compreensão, análise, ação, reflexão e avaliação, garantindo ao espaço da sala de aula uma dinâmica democrática em que o aprendizado ocorre no fazer junto com os outros. Embasando-se também na cultura maker, de origem do conceito DIY – “do it yourself” (faça você mesmo) que se caracteriza por usar recursos sustentáveis e baratos para desenvolver projetos diversificados, a oficina de Citologia permitiu que os discentes produzissem recursos didáticos para auxiliar nos seus estudos. O projeto vem sendo desenvolvido no laboratório de Biologia de uma escola da rede pública estadual, em Pernambuco, com 27 estudantes que estão divididos em 3 equipes. Essa divisão tem como objetivo orientar as equipes quanto a produção dos diferentes materiais de estudos, utilizando massa de biscuit, materiais recicláveis, telas de pintura e o próprio espaço do laboratório no qual os estudantes vem produzindo os recursos didáticos voltados à Citologia. O objetivo geral desta proposta é garantir aos estudantes uma participação ativa no processo educativo, permitindo assim, a interação e o aprender de forma mais prazerosa e eficaz. Ao final da oficina, todo material produzido na escola pelos estudantes será exposto no laboratório e será utilizado em novas proposições didático-metodológicas desenvolvidos neste espaço."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18701_TB5793_10122023123555.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ISABEL DE OLIVEIRA MENDES PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA ISABEL"
    "autor_email" => "isabeloliveiramp13@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A Citologia estuda diferentes células presentes nos seres vivos, bem como, a classificação e funções destas nos organismos. A vasta nomenclatura científica e ausência de metodologias ativas com recursos didáticos que possam potencializar o interesse dos estudantes, em relação aos conceitos estudados, de modo que consigam associá-los com situações importantes no seu cotidiano tornam o ensino da Biologia desafiador durante o Ensino Médio. Observando esta problemática e com base no pensamento de Paulo Freire no que se refere ao uso da dialética/dialogicidade na relação educador e educando, desenvolvemos uma oficina pedagógica pautada no uso das metodologias ativas, o que possibilitou um processo educativo mobilizado pela compreensão, análise, ação, reflexão e avaliação, garantindo ao espaço da sala de aula uma dinâmica democrática em que o aprendizado ocorre no fazer junto com os outros. Embasando-se também na cultura maker, de origem do conceito DIY – “do it yourself” (faça você mesmo) que se caracteriza por usar recursos sustentáveis e baratos para desenvolver projetos diversificados, a oficina de Citologia permitiu que os discentes produzissem recursos didáticos para auxiliar nos seus estudos. O projeto vem sendo desenvolvido no laboratório de Biologia de uma escola da rede pública estadual, em Pernambuco, com 27 estudantes que estão divididos em 3 equipes. Essa divisão tem como objetivo orientar as equipes quanto a produção dos diferentes materiais de estudos, utilizando massa de biscuit, materiais recicláveis, telas de pintura e o próprio espaço do laboratório no qual os estudantes vem produzindo os recursos didáticos voltados à Citologia. O objetivo geral desta proposta é garantir aos estudantes uma participação ativa no processo educativo, permitindo assim, a interação e o aprender de forma mais prazerosa e eficaz. Ao final da oficina, todo material produzido na escola pelos estudantes será exposto no laboratório e será utilizado em novas proposições didático-metodológicas desenvolvidos neste espaço.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.