ESTRUTURAS ADITIVAS: OS SISTEMAS DE NUMERAÇÃO, A LINGUAGEM MATEMÁTICA E A TEORIA DE GERARD VERNAUD
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97037 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3165 "inscrito_id" => 11793 "titulo" => "ESTRUTURAS ADITIVAS: OS SISTEMAS DE NUMERAÇÃO, A LINGUAGEM MATEMÁTICA E A TEORIA DE GERARD VERNAUD" "resumo" => "Este artigo científico tem como objetivo: mapear as produções, sobre o ensino das estruturas aditivas no Ensino Fundamental Anos Iniciais, na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Sendo esses conteúdos de adição e subtração, analisados a partir das operações que os envolvem, constituindo-se como basilares para o desenvolvimento do pensamento lógico matemático e essencial para a aprendizagem de conteúdos e operações posteriores, a exemplo da multiplicação e divisão, em virtude disto, escolhemos esta temática como objeto desta pesquisa bibliográfica. Buscamos observar através de um mapeamento/levantamento bibliográfico, como está sendo discutida esta temática no universo acadêmico, tendo como lócus o espaço da Pós- Graduação Stricto Sensu, por meio das produções decorrentes dos programas de mestrado e doutorado das universidades brasileiras. Aqui, apresentamos uma discussão a partir dos dados obtidos acerca do tema, partindo das produções científicas encontradas. O trabalho divide-se nas seguintes sessões: 1 - o surgimento dos sistemas de numeração e linguagem matemática; 2 - uma breve explanação acerca do campo conceitual das estruturas aditivas de Gerard Vernaud; 3 – discussão e resultados, posteriormente seguem as considerações finais. A obtenção dos dados para esta discussão, ocorreu a partir de um mapeamento bibliográfico de escritos acadêmicos que fossem condizentes com a temática aqui trabalhada. A metodologia utilizada caracteriza-se como uma pesquisa de cunho bibliográfico, no qual foi feito um mapeamento na plataforma da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11793_TB3165_15082023160402.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TEREZINHA RAQUEL RIBEIRO VIEIRA" "autor_nome_curto" => "Raquel Ribeiro" "autor_email" => "raquelribeirojampa@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97037 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3165 "inscrito_id" => 11793 "titulo" => "ESTRUTURAS ADITIVAS: OS SISTEMAS DE NUMERAÇÃO, A LINGUAGEM MATEMÁTICA E A TEORIA DE GERARD VERNAUD" "resumo" => "Este artigo científico tem como objetivo: mapear as produções, sobre o ensino das estruturas aditivas no Ensino Fundamental Anos Iniciais, na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Sendo esses conteúdos de adição e subtração, analisados a partir das operações que os envolvem, constituindo-se como basilares para o desenvolvimento do pensamento lógico matemático e essencial para a aprendizagem de conteúdos e operações posteriores, a exemplo da multiplicação e divisão, em virtude disto, escolhemos esta temática como objeto desta pesquisa bibliográfica. Buscamos observar através de um mapeamento/levantamento bibliográfico, como está sendo discutida esta temática no universo acadêmico, tendo como lócus o espaço da Pós- Graduação Stricto Sensu, por meio das produções decorrentes dos programas de mestrado e doutorado das universidades brasileiras. Aqui, apresentamos uma discussão a partir dos dados obtidos acerca do tema, partindo das produções científicas encontradas. O trabalho divide-se nas seguintes sessões: 1 - o surgimento dos sistemas de numeração e linguagem matemática; 2 - uma breve explanação acerca do campo conceitual das estruturas aditivas de Gerard Vernaud; 3 – discussão e resultados, posteriormente seguem as considerações finais. A obtenção dos dados para esta discussão, ocorreu a partir de um mapeamento bibliográfico de escritos acadêmicos que fossem condizentes com a temática aqui trabalhada. A metodologia utilizada caracteriza-se como uma pesquisa de cunho bibliográfico, no qual foi feito um mapeamento na plataforma da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11793_TB3165_15082023160402.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TEREZINHA RAQUEL RIBEIRO VIEIRA" "autor_nome_curto" => "Raquel Ribeiro" "autor_email" => "raquelribeirojampa@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }