RECURSOS DIDÁTICOS VOLTADOS PARA A FORMAÇÃO DE DOCENTES E O ENSINO DE HIDROGEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97081 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3218 "inscrito_id" => 11505 "titulo" => "RECURSOS DIDÁTICOS VOLTADOS PARA A FORMAÇÃO DE DOCENTES E O ENSINO DE HIDROGEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO" "resumo" => "O texto tem o objetivo de apresentar a utilização de recursos didáticos voltado para a formação docente e o ensino de Hidrogeografia na educação aproximando teoria e prática no ensino da Geografia, abordando conceitos e técnicas a partir de experiências em atividades pedagógicas. Pois, pode-se dizer que quase tudo que estar disposto no ambiente contribui para o processo de ensino e aprendizagem, podendo ser utilizado ou transformado em recurso didático. Embora seja notório que a educação e suas práticas de ensino avançam a cada dia, pois vivemos em um mundo globalizado, nem todos profissionais buscam ter domínio ou aprimorar suas ações docentes na utilização de materiais didáticos, importantes instrumentos complementares ao aprendizado formal e informal, ajudando a transformar as ideias em representações concretas, em procedimentos de ensino e aprendizagem, além de configurarem experiências por meio de elementos. Nessa perspectiva, entendendo a necessidade que os discentes têm de relacionar a teoria da prática, professores e estudantes do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Humanidade, Campus-III, estão colocando em ação a elaboração de um laboratório ao ar livre, no Humaniza Bosque Carlos Belarmino, de uma bacia hidrográfica como recursos didático, visando aprimorar as aulas de algumas disciplinas desta ciência e dos demais cursos da instituição, destacando como ponto de indagação que tudo acontece sobre uma bacia hidrográfica, seja uma cidade, seja uma área agrícola ou uma floresta. Nessa perspectiva, adota-se como caminho metodológico uma pesquisa descritiva e explicativa de cunho qualitativo a partir da análise bibliográfica e relatos de experiências das pessoas envolvidas. Os resultados demostrarão como uma ação prática, interdisciplinar e colaborativa na construção de espaço didático apresenta potencial para uma aprendizagem mais significativa na formação inicial de professores, associando teoria e prática, além de ficar disponível para comunidade universitária, escolas locais e região." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "65b24c4ada178_25012024085554.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2024-01-25 08:55:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISANGELA CONSTANTINO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "Elisangela Cons" "autor_email" => "elisangela.rodrigues@alun" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97081 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3218 "inscrito_id" => 11505 "titulo" => "RECURSOS DIDÁTICOS VOLTADOS PARA A FORMAÇÃO DE DOCENTES E O ENSINO DE HIDROGEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO" "resumo" => "O texto tem o objetivo de apresentar a utilização de recursos didáticos voltado para a formação docente e o ensino de Hidrogeografia na educação aproximando teoria e prática no ensino da Geografia, abordando conceitos e técnicas a partir de experiências em atividades pedagógicas. Pois, pode-se dizer que quase tudo que estar disposto no ambiente contribui para o processo de ensino e aprendizagem, podendo ser utilizado ou transformado em recurso didático. Embora seja notório que a educação e suas práticas de ensino avançam a cada dia, pois vivemos em um mundo globalizado, nem todos profissionais buscam ter domínio ou aprimorar suas ações docentes na utilização de materiais didáticos, importantes instrumentos complementares ao aprendizado formal e informal, ajudando a transformar as ideias em representações concretas, em procedimentos de ensino e aprendizagem, além de configurarem experiências por meio de elementos. Nessa perspectiva, entendendo a necessidade que os discentes têm de relacionar a teoria da prática, professores e estudantes do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Humanidade, Campus-III, estão colocando em ação a elaboração de um laboratório ao ar livre, no Humaniza Bosque Carlos Belarmino, de uma bacia hidrográfica como recursos didático, visando aprimorar as aulas de algumas disciplinas desta ciência e dos demais cursos da instituição, destacando como ponto de indagação que tudo acontece sobre uma bacia hidrográfica, seja uma cidade, seja uma área agrícola ou uma floresta. Nessa perspectiva, adota-se como caminho metodológico uma pesquisa descritiva e explicativa de cunho qualitativo a partir da análise bibliográfica e relatos de experiências das pessoas envolvidas. Os resultados demostrarão como uma ação prática, interdisciplinar e colaborativa na construção de espaço didático apresenta potencial para uma aprendizagem mais significativa na formação inicial de professores, associando teoria e prática, além de ficar disponível para comunidade universitária, escolas locais e região." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "65b24c4ada178_25012024085554.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2024-01-25 08:55:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISANGELA CONSTANTINO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "Elisangela Cons" "autor_email" => "elisangela.rodrigues@alun" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }