PRÁTICAS EDUCACIONAIS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO: CLASSIFICAÇÃO DOS SOLOS NA CULTURA DO CACAU
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97109 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3253 "inscrito_id" => 16278 "titulo" => "PRÁTICAS EDUCACIONAIS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO: CLASSIFICAÇÃO DOS SOLOS NA CULTURA DO CACAU" "resumo" => "As práticas educacionais são instrumentos que auxiliam as escolas a alcançarem seus objetivos relacionados a aprendizagem, e como proposta para o Ensino Médio é uma excelente sugestão, considerando que esse método aproxima os alunos do cotidiano. Em vista disso, este trabalho traz a importância das práticas pedagógicas no ensino, trazendo como exemplo a classificação dos solos na cultura do cacau (Teobroma cacao), parte da realidade vivenciada pelos alunos Instituto Federal de Tecnologia e Ciências de Pernambuco, campus Barreiros. A metodologia foi aplicada no IFPE Campus Barreiros, em atividade prática com alunos do 6º e 2º período do curso de Licenciatura em Química, pelo qual esses discentes tiveram a oportunidade de conhecer o setor de fruticultura, local também utilizado pelo curso de Agropecuária, do Ensino Médio Integrado. O objetivo da atividade era apresentar aos licenciandos a química aplicada ao conhecimento de solo e às culturas provenientes dele, a exemplo do cacau. Parte da Atividade foi a fabricação caseira do chocolate, onde os estudantes puderam comparar o resultado da produção com a industrializada. Dessa forma, vale ressaltar que a aplicação de tais técnicas ajuda no desenvolvimento de competências e habilidades necessárias no processo de ensino aprendizagem, visto que estimulam a curiosidade e o interesse dos estudantes, levando-os a se tornarem participantes ativos, como também protagonistas do próprio processo de aprendizagem. Além disso, os licenciandos foram desafiados, como futuros educadores, a propor uma intervenção pedagógica a partir do uso do solo, voltada para o ensino de química no Ensino Médio ou de ciências no Ensino Fundamental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID16278_TB3253_04102023162411.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA BARBOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUANA BARBOSA" "autor_email" => "luanna.barbosa.2019@gmail" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97109 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3253 "inscrito_id" => 16278 "titulo" => "PRÁTICAS EDUCACIONAIS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO: CLASSIFICAÇÃO DOS SOLOS NA CULTURA DO CACAU" "resumo" => "As práticas educacionais são instrumentos que auxiliam as escolas a alcançarem seus objetivos relacionados a aprendizagem, e como proposta para o Ensino Médio é uma excelente sugestão, considerando que esse método aproxima os alunos do cotidiano. Em vista disso, este trabalho traz a importância das práticas pedagógicas no ensino, trazendo como exemplo a classificação dos solos na cultura do cacau (Teobroma cacao), parte da realidade vivenciada pelos alunos Instituto Federal de Tecnologia e Ciências de Pernambuco, campus Barreiros. A metodologia foi aplicada no IFPE Campus Barreiros, em atividade prática com alunos do 6º e 2º período do curso de Licenciatura em Química, pelo qual esses discentes tiveram a oportunidade de conhecer o setor de fruticultura, local também utilizado pelo curso de Agropecuária, do Ensino Médio Integrado. O objetivo da atividade era apresentar aos licenciandos a química aplicada ao conhecimento de solo e às culturas provenientes dele, a exemplo do cacau. Parte da Atividade foi a fabricação caseira do chocolate, onde os estudantes puderam comparar o resultado da produção com a industrializada. Dessa forma, vale ressaltar que a aplicação de tais técnicas ajuda no desenvolvimento de competências e habilidades necessárias no processo de ensino aprendizagem, visto que estimulam a curiosidade e o interesse dos estudantes, levando-os a se tornarem participantes ativos, como também protagonistas do próprio processo de aprendizagem. Além disso, os licenciandos foram desafiados, como futuros educadores, a propor uma intervenção pedagógica a partir do uso do solo, voltada para o ensino de química no Ensino Médio ou de ciências no Ensino Fundamental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID16278_TB3253_04102023162411.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA BARBOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUANA BARBOSA" "autor_email" => "luanna.barbosa.2019@gmail" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }