A AVALIAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97120 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3270 "inscrito_id" => 14143 "titulo" => "A AVALIAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "No contexto educacional, a avaliação cumpre papéis muito importantes, e sua finalidade é regular o processo de aprendizagem e verificar o nível de aprendizado dos alunos. Para que a avaliação cumpra com seus objetivos, é preciso conhecer aqueles que serão avaliados, para que eles serão avaliados e como eles serão avaliados. A maneira como o professor conduz as avaliações numa turma pode afetar a motivação e autoestima dos alunos, como também pode trazer resultados imprecisos sobre o seu real conhecimento, por isso, é de extrema importância que os professores entendam como os alunos percebem e são afetados pelos processos avaliativos. Esse trabalho tem como objetivo analisar e discutir as respostas obtidas num questionário, respondido pelos alunos do Ensino Médio, sobre o processo avaliativo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de campo, que possui como principais referências os trabalhos dos autores Luckesi(2014) e Hoffmann(2009). Para o estudo, foi aplicado um questionário sobre a percepção da avaliação, com alunos do ensino médio da rede pública de educação, na cidade de Afogados da Ingazeira - PE. Os resultados obtidos, mostraram a visão dos sujeitos participantes, apontando questões psicológicas como estresse e ansiedade causados pelas avaliações, também que as opiniões dos alunos sobre a qualidade das avaliações e sobre a recuperação do conhecimento estão bem divididas, onde alguns estão insatisfeitos com a forma como são avaliados, por fim os resultados apontam diversas sugestões dos próprios estudantes sobre como tornar o processo avaliativo mais justo efetivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14143_TB3270_19112023221728.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CLARA DOS SANTOS VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "Clara Santos" "autor_email" => "mcsv@discente.ifpe.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97120 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3270 "inscrito_id" => 14143 "titulo" => "A AVALIAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "No contexto educacional, a avaliação cumpre papéis muito importantes, e sua finalidade é regular o processo de aprendizagem e verificar o nível de aprendizado dos alunos. Para que a avaliação cumpra com seus objetivos, é preciso conhecer aqueles que serão avaliados, para que eles serão avaliados e como eles serão avaliados. A maneira como o professor conduz as avaliações numa turma pode afetar a motivação e autoestima dos alunos, como também pode trazer resultados imprecisos sobre o seu real conhecimento, por isso, é de extrema importância que os professores entendam como os alunos percebem e são afetados pelos processos avaliativos. Esse trabalho tem como objetivo analisar e discutir as respostas obtidas num questionário, respondido pelos alunos do Ensino Médio, sobre o processo avaliativo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de campo, que possui como principais referências os trabalhos dos autores Luckesi(2014) e Hoffmann(2009). Para o estudo, foi aplicado um questionário sobre a percepção da avaliação, com alunos do ensino médio da rede pública de educação, na cidade de Afogados da Ingazeira - PE. Os resultados obtidos, mostraram a visão dos sujeitos participantes, apontando questões psicológicas como estresse e ansiedade causados pelas avaliações, também que as opiniões dos alunos sobre a qualidade das avaliações e sobre a recuperação do conhecimento estão bem divididas, onde alguns estão insatisfeitos com a forma como são avaliados, por fim os resultados apontam diversas sugestões dos próprios estudantes sobre como tornar o processo avaliativo mais justo efetivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14143_TB3270_19112023221728.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CLARA DOS SANTOS VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "Clara Santos" "autor_email" => "mcsv@discente.ifpe.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }