EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O PAPEL DA FAMÍLIA E DA ESCOLA NA PROMOÇÃO DO APRENDIZADO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97143 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3300 "inscrito_id" => 7598 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O PAPEL DA FAMÍLIA E DA ESCOLA NA PROMOÇÃO DO APRENDIZADO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS" "resumo" => "Este artigo analisa o papel da família e da escola na promoção da educação inclusiva e bem-estar de alunos com deficiências. O objetivo central do estudo é investigar como a colaboração entre família e escola pode contribuir para o aprendizado e inclusão desses alunos. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica fundamentada nas leis e Diretrizes da Base Nacional da Educação, nos autores como: Mazzota (2005), Mantoan (2009) Correia (2013), Carneiro (2017) entre outros que discutem a importância das relações entre família e escola para a construção do conhecimento de crianças com deficiências. Os resultados da pesquisa ressaltam a importância da participação ativa da família no processo educacional dos alunos com necessidades especiais. Independentemente da estrutura, a família desempenha um papel essencial ao prover apoio emocional e suprir necessidades materiais. Além disso, destaca-se o papel crucial dos educadores em atuarem na zona de desenvolvimento próximo desses alunos, incentivando sua autonomia e potencial de desenvolvimento. A análise dos estudos também enfatiza a necessidade de professores capacitados e motivados para promover a inclusão plena dos alunos com necessidades especiais. A colaboração efetiva entre família e escola emerge como um fator-chave para o sucesso educacional e bem-estar desses estudantes. Em suma, este estudo, fundamentado em pesquisa bibliográfica, reforça a relevância da colaboração entre família e escola na promoção da educação inclusiva. Os resultados destacam a importância de professores qualificados e do envolvimento ativo da família para o desenvolvimento cognitivo e pessoal dos alunos durante o processo de ensino e aprendizagem no ensino regular." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID7598_TB3300_03102023214325.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE CORRÊA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "ALINE ARAÚJO" "autor_email" => "alinecorrea646@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97143 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3300 "inscrito_id" => 7598 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O PAPEL DA FAMÍLIA E DA ESCOLA NA PROMOÇÃO DO APRENDIZADO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS" "resumo" => "Este artigo analisa o papel da família e da escola na promoção da educação inclusiva e bem-estar de alunos com deficiências. O objetivo central do estudo é investigar como a colaboração entre família e escola pode contribuir para o aprendizado e inclusão desses alunos. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica fundamentada nas leis e Diretrizes da Base Nacional da Educação, nos autores como: Mazzota (2005), Mantoan (2009) Correia (2013), Carneiro (2017) entre outros que discutem a importância das relações entre família e escola para a construção do conhecimento de crianças com deficiências. Os resultados da pesquisa ressaltam a importância da participação ativa da família no processo educacional dos alunos com necessidades especiais. Independentemente da estrutura, a família desempenha um papel essencial ao prover apoio emocional e suprir necessidades materiais. Além disso, destaca-se o papel crucial dos educadores em atuarem na zona de desenvolvimento próximo desses alunos, incentivando sua autonomia e potencial de desenvolvimento. A análise dos estudos também enfatiza a necessidade de professores capacitados e motivados para promover a inclusão plena dos alunos com necessidades especiais. A colaboração efetiva entre família e escola emerge como um fator-chave para o sucesso educacional e bem-estar desses estudantes. Em suma, este estudo, fundamentado em pesquisa bibliográfica, reforça a relevância da colaboração entre família e escola na promoção da educação inclusiva. Os resultados destacam a importância de professores qualificados e do envolvimento ativo da família para o desenvolvimento cognitivo e pessoal dos alunos durante o processo de ensino e aprendizagem no ensino regular." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID7598_TB3300_03102023214325.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE CORRÊA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "ALINE ARAÚJO" "autor_email" => "alinecorrea646@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }