RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO SOBRE A CULTURA ORGANIZACIONAL ESCOLAR E SUA REPERCUSSÃO NAS INTERAÇÕES SOCIAIS EM ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE OLINDA/PE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97203 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3381 "inscrito_id" => 16219 "titulo" => "RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO SOBRE A CULTURA ORGANIZACIONAL ESCOLAR E SUA REPERCUSSÃO NAS INTERAÇÕES SOCIAIS EM ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE OLINDA/PE" "resumo" => "O presente trabalho surge em decorrência de percebermos enquanto estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco, a baixa quantidade de trabalhos e artigos que buscam estudar sobre as escolas públicas integrais do município de Olinda/PE, principalmente sobre a gestão e cultura organizacional escolar, no tocante as interações sociais e a necessidade de entender como a organização cultural de uma escola pode trazer efeitos para o dia a dia da dinâmica escolar. A escola na qual foi realizada a pesquisa é a escola Municipal Integral CAIC Professora Norma Coelho, que vale salientar, é uma escola integral, que atende estudantes do ensino fundamental anos iniciais (1º ao 5º ano). A escola é localizada no bairro de Peixinhos em Olinda/PE, a qual, funciona nos turnos matutino e vespertino, acolhendo também no turno da noite estudantes do Projovem. Como referencial teórico para nossa pesquisa forma utilizadas, principalmente, as obras de Luck, Libânio e Pagés. A pesquisa tem como referenciais metodológicos a pesquisa de natureza qualitativa, na qual, fizemos um estudo de caso, realizando entrevistas semiestruturadas com a equipe gestora e observação, e para a análise de dados, foi usada a triangulação. Como resultados, foi possível compreendermos através das observações como ocorre a prática de uma gestão democrática horizontal, que flui de maneira colaborativa, observamos também como está se dando o processo da construção de relação entre a comunidade escolar, estabelecimento de credibilidade e cooperação para crescimento e desenvolvimento da escola. Sabemos que um dos fenômenos de maior expressão das relações internas no modelo organizacional democrático é o da participação, conhecer e comunicar. É importante concretizar o ideal de colaboração, para assim, delinear os espaços democráticos institucionais reconhecendo suas 10 relações internas de poder, bem como a diversidade de níveis em que se enquadra a cultura organizacional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID16219_TB3381_10122023234616.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CLARA LIMA LEMAIRE DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "CLARA LEMAIRE" "autor_email" => "clara.lemaire@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97203 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3381 "inscrito_id" => 16219 "titulo" => "RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO SOBRE A CULTURA ORGANIZACIONAL ESCOLAR E SUA REPERCUSSÃO NAS INTERAÇÕES SOCIAIS EM ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE OLINDA/PE" "resumo" => "O presente trabalho surge em decorrência de percebermos enquanto estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco, a baixa quantidade de trabalhos e artigos que buscam estudar sobre as escolas públicas integrais do município de Olinda/PE, principalmente sobre a gestão e cultura organizacional escolar, no tocante as interações sociais e a necessidade de entender como a organização cultural de uma escola pode trazer efeitos para o dia a dia da dinâmica escolar. A escola na qual foi realizada a pesquisa é a escola Municipal Integral CAIC Professora Norma Coelho, que vale salientar, é uma escola integral, que atende estudantes do ensino fundamental anos iniciais (1º ao 5º ano). A escola é localizada no bairro de Peixinhos em Olinda/PE, a qual, funciona nos turnos matutino e vespertino, acolhendo também no turno da noite estudantes do Projovem. Como referencial teórico para nossa pesquisa forma utilizadas, principalmente, as obras de Luck, Libânio e Pagés. A pesquisa tem como referenciais metodológicos a pesquisa de natureza qualitativa, na qual, fizemos um estudo de caso, realizando entrevistas semiestruturadas com a equipe gestora e observação, e para a análise de dados, foi usada a triangulação. Como resultados, foi possível compreendermos através das observações como ocorre a prática de uma gestão democrática horizontal, que flui de maneira colaborativa, observamos também como está se dando o processo da construção de relação entre a comunidade escolar, estabelecimento de credibilidade e cooperação para crescimento e desenvolvimento da escola. Sabemos que um dos fenômenos de maior expressão das relações internas no modelo organizacional democrático é o da participação, conhecer e comunicar. É importante concretizar o ideal de colaboração, para assim, delinear os espaços democráticos institucionais reconhecendo suas 10 relações internas de poder, bem como a diversidade de níveis em que se enquadra a cultura organizacional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID16219_TB3381_10122023234616.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CLARA LIMA LEMAIRE DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "CLARA LEMAIRE" "autor_email" => "clara.lemaire@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }