GRAU DE PROTAGONISMO ESTUDANTIL NAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS: O QUE APRESENTAM OS LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD 2021
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97301 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3525 "inscrito_id" => 9772 "titulo" => "GRAU DE PROTAGONISMO ESTUDANTIL NAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS: O QUE APRESENTAM OS LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD 2021" "resumo" => "As atividades experimentais, sobretudo no Ensino das Ciências Naturais, quando trabalhadas em sala de aula, podem ser uma ferramenta promissora no ensino-aprendizagem, uma vez que, do ponto de vista pedagógico, este tipo de atividade envolve a formação de conceitos, a aquisição de habilidades, de pensamentos, de compreensão do trabalho científico e desenvolvimento de argumentação científica. No entanto, essas atividades são, muitas vezes, trabalhadas de forma acrítica e não problematizada, assim, os alunos têm pouca ou nenhuma oportunidade de coletar dados, analisar e elaborar hipóteses, caracterizando uma atividade experimental apenas focada na verificação ou ilustração de conceitos. Diante dessa diferença e tendo em vista que o livro didático ainda é um dos principais instrumentos didáticos usados pelos professores, o presente trabalho teve como objetivo analisar o nível de protagonismo dado aos alunos na construção e sistematização de conhecimentos, através do desenvolvimento de atividades experimentais propostas nos livros didáticos da área de Ciências da Natureza (coleções Moderna Plus e Multiversos), aprovadas pelo PNLD/2021. A pesquisa foi desenvolvida durante as atividades do PIBID no Campus Pau dos Ferros do IFRN, sendo classificada como uma pesquisa aplicada, com objetivos exploratórios, e bibliográfica quanto os métodos utilizados. Para avaliar o nível de protagonismo dos estudantes durante a execução dos experimentos, analisamos os roteiros a partir da categorização proposta por Priestley (1997), que classifica em 7 níveis, indo de um experimento demonstrativo a uma experimentação investigativa. Os resultados mostraram que as duas coleções podem ser classificadas com um nível médio de protagonismo, em que os procedimentos são dados e algumas perguntas ou conclusões são abertas para reflexão dos estudantes, requerendo dos alunos apenas processos cognitivos de verificação e exploração conceitual inicial. No entanto, acreditamos que a figura do professor pode contribuir para ampliar e/ou adaptar direcionamentos presentes nos roteiros e ainda criar novas proposições." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9772_TB3525_10122023114926.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO EWERTON DA SILVA QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "Fº EWERTON" "autor_email" => "s.ewerton@escolar.ifrn.ed" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97301 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3525 "inscrito_id" => 9772 "titulo" => "GRAU DE PROTAGONISMO ESTUDANTIL NAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS: O QUE APRESENTAM OS LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD 2021" "resumo" => "As atividades experimentais, sobretudo no Ensino das Ciências Naturais, quando trabalhadas em sala de aula, podem ser uma ferramenta promissora no ensino-aprendizagem, uma vez que, do ponto de vista pedagógico, este tipo de atividade envolve a formação de conceitos, a aquisição de habilidades, de pensamentos, de compreensão do trabalho científico e desenvolvimento de argumentação científica. No entanto, essas atividades são, muitas vezes, trabalhadas de forma acrítica e não problematizada, assim, os alunos têm pouca ou nenhuma oportunidade de coletar dados, analisar e elaborar hipóteses, caracterizando uma atividade experimental apenas focada na verificação ou ilustração de conceitos. Diante dessa diferença e tendo em vista que o livro didático ainda é um dos principais instrumentos didáticos usados pelos professores, o presente trabalho teve como objetivo analisar o nível de protagonismo dado aos alunos na construção e sistematização de conhecimentos, através do desenvolvimento de atividades experimentais propostas nos livros didáticos da área de Ciências da Natureza (coleções Moderna Plus e Multiversos), aprovadas pelo PNLD/2021. A pesquisa foi desenvolvida durante as atividades do PIBID no Campus Pau dos Ferros do IFRN, sendo classificada como uma pesquisa aplicada, com objetivos exploratórios, e bibliográfica quanto os métodos utilizados. Para avaliar o nível de protagonismo dos estudantes durante a execução dos experimentos, analisamos os roteiros a partir da categorização proposta por Priestley (1997), que classifica em 7 níveis, indo de um experimento demonstrativo a uma experimentação investigativa. Os resultados mostraram que as duas coleções podem ser classificadas com um nível médio de protagonismo, em que os procedimentos são dados e algumas perguntas ou conclusões são abertas para reflexão dos estudantes, requerendo dos alunos apenas processos cognitivos de verificação e exploração conceitual inicial. No entanto, acreditamos que a figura do professor pode contribuir para ampliar e/ou adaptar direcionamentos presentes nos roteiros e ainda criar novas proposições." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9772_TB3525_10122023114926.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO EWERTON DA SILVA QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "Fº EWERTON" "autor_email" => "s.ewerton@escolar.ifrn.ed" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }