LIBERDADE DE ORIENTAÇÃO SEXUAL E DE IDENTIDADE DE GÊNERO NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UM ESTUDO ACERCA DO PAPEL DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO COMO ESPAÇOS DE ACOLHIMENTO, RESPEITO E DE ACEITAÇÃO DA PRÓPRIA IDENTIDADE
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Os preconceitos contra a orientação sexual e identidade de gênero LGBTQIA+, são as principais causas de baixa autoestima e, por conseguinte, de adoecimento mental nos adolescentes em sua vida escolar. Nesse sentido, o principal desafio para as escolas tem sido o de fomentar o respeito à diversidade, em vista de acabar com o sofrimento gerado na vida de muitos adolescentes. Por meio de uma reflexão crítica que seja capaz de desconstruir preconceitos, os quais marginalizam e causam sofrimento psicológico à vida de tantas pessoas, a escola deve ser o local onde se busca exercitar e cultivar o sentido ético mais profundo do respeito à humanidade de cada pessoa, por meio de uma educação para o respeito às diferenças, abrindo-se, desse modo, ao acolhimento de subjetividades que estão por vias de (trans)formação. 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