No Brasil, as crianças possuem o hábito de consumir alimentos industrializados em grande escala, não dando preferência em alimentar-se com alimentos saudáveis durante as principais refeições, tornando-se crianças e adultos obesos, diabéticos, cardíacos e hipertensos com o passar do tempo. O presente trabalho teve por objetivo elaborar uma sequência didática para trabalhar com alunos do ensino fundamental I a importância de ter hábitos alimentares saudáveis a partir da produção de uma horta escolar com material reciclável. A sequência didática (SD) foi estruturada em oito etapas com orientações direcionadas a prática docente, envolvendo atividades sobre hábitos alimentares e nutricionais saudáveis. A pesquisa foi realizada no contexto bibliográfico e de pesquisa-ação voltado para o ensino investigativo, pois por meio da pesquisa-ação o docente realiza o diagnóstico de situações problemas para buscar alternativas na prática de ensino. A proposta elaborada foi construída dentro dos pilares o ensino investigativo, pois esta abordagem permite o aluno a refletir, levantar hipótese, discutir, explicar e socializar os conteúdos trabalhados. A proposta oportunizará aos docentes uma forma alternativa de trabalhar as questões alimentares nos ambientes escolares por meio da sequência didática. Desse modo, as crianças por meio da SD poderão ter um pensamento reflexivo para uma alimentação adequada, saudável e responsável tendo a oportunidade de construir e conviver com uma horta na escola, pois pelas experiências oportunizadas aos discentes nos espaços escolares o aprendizado se tornará único, podendo passar para o outro os saberes compartilhados e construídos junto a prática.