FOMENTANDO A CULTURA MAKER NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) APLICANDO A METODOLOGIA PEER INSTRUCTION.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97440 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3712 "inscrito_id" => 17231 "titulo" => "FOMENTANDO A CULTURA MAKER NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) APLICANDO A METODOLOGIA PEER INSTRUCTION." "resumo" => "A cultura Maker nasceu do pensamento “faça você mesmo”, partindo deste princípio, a mesma tem como principais objetivos a ideia do “mão na massa”, criação e modificação de objetos, projetos e soluções. Os jovens e adultos trazem consigo um conhecimento vasto de experiências adquiridas no decorrer de sua vida, desse modo, a cultura Maker pode trazer esse conhecimento na prática para a sala de aula e além disso, proporcionar novos conhecimentos. No contexto da educação, ela aparece como um abordagem pedagógica, buscando integrar os conhecimentos adquiridos pelo educando com os princípios da cultura Maker. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com a Cultura Maker, baseando-se na metodologia “Peer Instruction”, uma metodologia de ensino que combinada com a Cultura Maker, pode trazer um estudo diferente que trabalha de forma eficiente a criatividade dos alunos. Como referencial teórico foram referenciados Paulo Blikstein (2013), Freire (1996), Eric Mazur (1997), entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada no âmbito da EJA, a partir da oferta de uma oficina de Cultura Maker para 10 educandos da escola estadual EREM Prof° Ione de Góes Barros, na cidade de Afogados da Ingazeira-PE. Durante a aplicação da oficina, foram utilizados como material de apoio, computadores e placas de Arduíno, os resultados apontam que os educandos, de início, apresentaram receio por estarem em contato com alguns conceitos novos e por não terem contato com algumas tecnologias utilizadas. Ao final da oficina os participantes declararam que obtiveram conhecimentos significativos dos conteúdos que foram trabalhados e gostariam que a abordagem fosse utilizada com mais frequência em sala de aula. Conclui-se que o objetivo deste estudo obteve sucesso na aplicação de novas formas da metodologia utilizada, apresentando aos sujeitos participantes aspectos da cultura Maker." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17231_TB3712_13112023202110.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA CRISTINA RAFAEL DE LIMA" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA" "autor_email" => "mcrl1@discente.ifpe.edu.b" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97440 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3712 "inscrito_id" => 17231 "titulo" => "FOMENTANDO A CULTURA MAKER NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) APLICANDO A METODOLOGIA PEER INSTRUCTION." "resumo" => "A cultura Maker nasceu do pensamento “faça você mesmo”, partindo deste princípio, a mesma tem como principais objetivos a ideia do “mão na massa”, criação e modificação de objetos, projetos e soluções. Os jovens e adultos trazem consigo um conhecimento vasto de experiências adquiridas no decorrer de sua vida, desse modo, a cultura Maker pode trazer esse conhecimento na prática para a sala de aula e além disso, proporcionar novos conhecimentos. No contexto da educação, ela aparece como um abordagem pedagógica, buscando integrar os conhecimentos adquiridos pelo educando com os princípios da cultura Maker. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com a Cultura Maker, baseando-se na metodologia “Peer Instruction”, uma metodologia de ensino que combinada com a Cultura Maker, pode trazer um estudo diferente que trabalha de forma eficiente a criatividade dos alunos. Como referencial teórico foram referenciados Paulo Blikstein (2013), Freire (1996), Eric Mazur (1997), entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada no âmbito da EJA, a partir da oferta de uma oficina de Cultura Maker para 10 educandos da escola estadual EREM Prof° Ione de Góes Barros, na cidade de Afogados da Ingazeira-PE. Durante a aplicação da oficina, foram utilizados como material de apoio, computadores e placas de Arduíno, os resultados apontam que os educandos, de início, apresentaram receio por estarem em contato com alguns conceitos novos e por não terem contato com algumas tecnologias utilizadas. Ao final da oficina os participantes declararam que obtiveram conhecimentos significativos dos conteúdos que foram trabalhados e gostariam que a abordagem fosse utilizada com mais frequência em sala de aula. Conclui-se que o objetivo deste estudo obteve sucesso na aplicação de novas formas da metodologia utilizada, apresentando aos sujeitos participantes aspectos da cultura Maker." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17231_TB3712_13112023202110.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA CRISTINA RAFAEL DE LIMA" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA" "autor_email" => "mcrl1@discente.ifpe.edu.b" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }