REGÊNCIA SOBRE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO: INTERAÇÃO E MUDANÇA DE COMPORTAMENTO DO ALUNADO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97477 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3766 "inscrito_id" => 9655 "titulo" => "REGÊNCIA SOBRE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO: INTERAÇÃO E MUDANÇA DE COMPORTAMENTO DO ALUNADO" "resumo" => "Este artigo diz respeito a uma experiência de regência sobre adição e subtração de números naturais no Programa Residência Pedagógica UEPB Campus Campina Grande. Nos baseamos teoricamente na metodologia de trabalho lesson study (estudos de aula). A regência se deu com alunos do 6o ano da Escola Municipal Roberto Simonsen, Campina Grande, Paraíba, entre 28 de março e 06 de abril de 2023, totalizando em 12 aulas. Neste artigo relatamos o momento de regência da aula 1, de forma expositiva dialogada, utilizando livro didático. Observamos comportamento inadequado durante a aula de alguns dos alunos, além da presença de quatro alunos com cuidados especiais (dislexia, TDH, autismo e retardo mental). Podemos afirmar que no decorrer das 11 aulas seguintes houve uma mudança positiva, notável, dos alunos considerados inicialmente de comportamento inadequado. Durante a aula 1 devotamos nossa atenção aos alunos mencionados especiais, que por sua vez foram os mais participativos e comunicativos. Sobre a participação efetiva deles, apesar de suas limitações, atuaram perfeitamente como estudantes. Em todos os questionamentos em sala foram capaz de desenvolver curiosidade e vontade de aprender sobre o conteúdo, do início ao final das 12 aulas. Soubemos que os alunos com cuidados especiais e os de comportamento inadequado obtiveram boas pontuações na avaliação bimestral. Acreditamos que nossa regência se deu de forma exitosa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID9655_TB3766_30092023171026.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RIAN MACIEL SANTOS DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "Rian Maciel San" "autor_email" => "rian.almeida@aluno.uepb.e" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97477 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3766 "inscrito_id" => 9655 "titulo" => "REGÊNCIA SOBRE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO: INTERAÇÃO E MUDANÇA DE COMPORTAMENTO DO ALUNADO" "resumo" => "Este artigo diz respeito a uma experiência de regência sobre adição e subtração de números naturais no Programa Residência Pedagógica UEPB Campus Campina Grande. Nos baseamos teoricamente na metodologia de trabalho lesson study (estudos de aula). A regência se deu com alunos do 6o ano da Escola Municipal Roberto Simonsen, Campina Grande, Paraíba, entre 28 de março e 06 de abril de 2023, totalizando em 12 aulas. Neste artigo relatamos o momento de regência da aula 1, de forma expositiva dialogada, utilizando livro didático. Observamos comportamento inadequado durante a aula de alguns dos alunos, além da presença de quatro alunos com cuidados especiais (dislexia, TDH, autismo e retardo mental). Podemos afirmar que no decorrer das 11 aulas seguintes houve uma mudança positiva, notável, dos alunos considerados inicialmente de comportamento inadequado. Durante a aula 1 devotamos nossa atenção aos alunos mencionados especiais, que por sua vez foram os mais participativos e comunicativos. Sobre a participação efetiva deles, apesar de suas limitações, atuaram perfeitamente como estudantes. Em todos os questionamentos em sala foram capaz de desenvolver curiosidade e vontade de aprender sobre o conteúdo, do início ao final das 12 aulas. Soubemos que os alunos com cuidados especiais e os de comportamento inadequado obtiveram boas pontuações na avaliação bimestral. Acreditamos que nossa regência se deu de forma exitosa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID9655_TB3766_30092023171026.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RIAN MACIEL SANTOS DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "Rian Maciel San" "autor_email" => "rian.almeida@aluno.uepb.e" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }