PONTO DE VISTA E RESPONSABILIDADE ENUNCIATIVA EM TEXTOS DISSERTATIVOS-ARGUMENTATIVOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99836 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6834 "inscrito_id" => 11082 "titulo" => "PONTO DE VISTA E RESPONSABILIDADE ENUNCIATIVA EM TEXTOS DISSERTATIVOS-ARGUMENTATIVOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A escrita é uma prática que requer, além do conhecimento linguístico, amplo repertório para que seja consistente no que se refere, principalmente, à argumentação. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo identificar, compreender, interpretar e analisar o fenômeno do ponto de vista e da responsabilidade enunciativa em textos dissertativos-argumentativos de alunos da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública. Do ponto de vista teórico, aparamo-nos nos estudos de Adam (2008, 2011), Rabatel (2018) Passeggi et al. (2010), Rodrigues et al. (2010), Gomes (2016), Gomes, Passeggi e Rodrigues (2018), entre outros. Do ponto de vista metodológico, analisamos um corpus composto por 15 textos, cujos critérios consistem nas 5 competências adotados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A análise nos mostra que há recorrência de vozes de outras instancias enunciativas, com predominância daquelas apresentadas nos textos motivadores e de outras vozes discutidas na grande mídia. Além dessas vozes, pudemos observar que a assunção da responsabilidade enunciativa é revelada por meio de conectivos, adjetivos, advérbios e o uso frequente de verbos na 1ª pessoa do plural. A análise nos mostra também que a produção escrita dos alunos, quando direcionada sob uma ótica discursiva, apresenta o ponto de vista dos alunos sobre determinadas problemáticas sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID11082_TB6834_04072023213447.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAS VITORIAS DOS SANTOS MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "VITÓRIA" "autor_email" => "medeiros.vitoriasantos@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99836 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6834 "inscrito_id" => 11082 "titulo" => "PONTO DE VISTA E RESPONSABILIDADE ENUNCIATIVA EM TEXTOS DISSERTATIVOS-ARGUMENTATIVOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A escrita é uma prática que requer, além do conhecimento linguístico, amplo repertório para que seja consistente no que se refere, principalmente, à argumentação. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo identificar, compreender, interpretar e analisar o fenômeno do ponto de vista e da responsabilidade enunciativa em textos dissertativos-argumentativos de alunos da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública. Do ponto de vista teórico, aparamo-nos nos estudos de Adam (2008, 2011), Rabatel (2018) Passeggi et al. (2010), Rodrigues et al. (2010), Gomes (2016), Gomes, Passeggi e Rodrigues (2018), entre outros. Do ponto de vista metodológico, analisamos um corpus composto por 15 textos, cujos critérios consistem nas 5 competências adotados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A análise nos mostra que há recorrência de vozes de outras instancias enunciativas, com predominância daquelas apresentadas nos textos motivadores e de outras vozes discutidas na grande mídia. Além dessas vozes, pudemos observar que a assunção da responsabilidade enunciativa é revelada por meio de conectivos, adjetivos, advérbios e o uso frequente de verbos na 1ª pessoa do plural. A análise nos mostra também que a produção escrita dos alunos, quando direcionada sob uma ótica discursiva, apresenta o ponto de vista dos alunos sobre determinadas problemáticas sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID11082_TB6834_04072023213447.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAS VITORIAS DOS SANTOS MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "VITÓRIA" "autor_email" => "medeiros.vitoriasantos@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }