A PERSPECTIVA IMAGÉTICA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97645 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3985 "inscrito_id" => 15428 "titulo" => "A PERSPECTIVA IMAGÉTICA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL" "resumo" => "Este trabalho de ensino de filosofia por imagens se ocupa do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na escola, considerando que o imagético, no contexto multimidiático, tem papel educativo privilegiado que, associado às perspectivas pedagógicas críticas, sociointeracionistas e construtivistas, utilizando Pierre Levy, Paulo Freire, Lev Semionovitch Vigotski e Sérgio Amadeu da Silveira, colaborando com o processo ensino aprendizagem advindos com as metodologias ativas. Realizamos pesquisas com produção de vídeo, que observamos juntamente com desenho, pintura e outras imagens, introduzindo diálogos e conexões sobre temas filosóficos por meio das expressões artísticas digitais. Outro elemento estimulante foi a da possibilidade de utilização da rede mundial de computadores como plataforma para pesquisa e difusão de informação, viabilizando a criação de um blog, com biblioteca virtual, banco de imagens produzidas e utilizadas. A tecnologia vem do grego tecné, que significa atalho, caminho mais fácil, forma de fazer que facilita. Este conceito permite trabalhar com a arte, possibilitando um caminho mais fácil para acessar a consciência. O imagético digital auxilia o conhecer e facilita o entender, aprimorando o processo ensino-aprendizagem. A arte na sua forma digital possibilita a leitura do mundo, usando os sentidos para reconhecer e entender a realidade vivida. Além disso, no mundo cibernético realiza-se mais um tipo de exclusão, a digital, que quase sempre não é nem percebida pelo excluído. Usar TDIC na escola é uma forma de mediar a inclusão, não como fim em si mesma, mas como meio para construir o conhecimento. O projeto de pesquisa estudou e propôs formas de utilização de mídias imagéticas e multimidiáticas para discutir vários temas da filosofia sob a luz do conhecimento estético, demonstrando ser possível realizar uma educação com a utilização das TDICs como meio, sendo imprescindível definir o projeto pedagógico, equipar a escola e formação docentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15428_TB3985_09112023122422.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSANDRO DA SILVA MAIA" "autor_nome_curto" => "ALESSANDRO" "autor_email" => "maiafil@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97645 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3985 "inscrito_id" => 15428 "titulo" => "A PERSPECTIVA IMAGÉTICA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL" "resumo" => "Este trabalho de ensino de filosofia por imagens se ocupa do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na escola, considerando que o imagético, no contexto multimidiático, tem papel educativo privilegiado que, associado às perspectivas pedagógicas críticas, sociointeracionistas e construtivistas, utilizando Pierre Levy, Paulo Freire, Lev Semionovitch Vigotski e Sérgio Amadeu da Silveira, colaborando com o processo ensino aprendizagem advindos com as metodologias ativas. Realizamos pesquisas com produção de vídeo, que observamos juntamente com desenho, pintura e outras imagens, introduzindo diálogos e conexões sobre temas filosóficos por meio das expressões artísticas digitais. Outro elemento estimulante foi a da possibilidade de utilização da rede mundial de computadores como plataforma para pesquisa e difusão de informação, viabilizando a criação de um blog, com biblioteca virtual, banco de imagens produzidas e utilizadas. A tecnologia vem do grego tecné, que significa atalho, caminho mais fácil, forma de fazer que facilita. Este conceito permite trabalhar com a arte, possibilitando um caminho mais fácil para acessar a consciência. O imagético digital auxilia o conhecer e facilita o entender, aprimorando o processo ensino-aprendizagem. A arte na sua forma digital possibilita a leitura do mundo, usando os sentidos para reconhecer e entender a realidade vivida. Além disso, no mundo cibernético realiza-se mais um tipo de exclusão, a digital, que quase sempre não é nem percebida pelo excluído. Usar TDIC na escola é uma forma de mediar a inclusão, não como fim em si mesma, mas como meio para construir o conhecimento. O projeto de pesquisa estudou e propôs formas de utilização de mídias imagéticas e multimidiáticas para discutir vários temas da filosofia sob a luz do conhecimento estético, demonstrando ser possível realizar uma educação com a utilização das TDICs como meio, sendo imprescindível definir o projeto pedagógico, equipar a escola e formação docentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15428_TB3985_09112023122422.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSANDRO DA SILVA MAIA" "autor_nome_curto" => "ALESSANDRO" "autor_email" => "maiafil@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }