A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO: PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES DE FÍSICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97682 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4034 "inscrito_id" => 18160 "titulo" => "A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO: PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES DE FÍSICA" "resumo" => "A História da Ciência tem sido amplamente discutida no contexto das pesquisas educacionais, tanto como estratégia pedagógica para o Ensino de Ciências, quanto para inserção no currículo dos cursos de licenciatura e na formação continuada de professores. Diante disso, apresentamos, neste artigo, os resultados de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva sobre a História da Ciência atrelada à Física Moderna e Contemporânea no currículo do curso de Física no Ensino Médio. O instrumento utilizado para a produção dos dados foi um questionário respondido por 45 professores que estão cursando ou já concluíram o Mestrado Profissional em Ensino de Física ofertado no Polo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Vitória da Conquista, e que atuam em escolas públicas e particulares no sudoeste da Bahia e norte de Minas Gerais. As respostas obtidas foram organizadas com base na Análise de Conteúdo e, posteriormente, os dados foram analisados a partir da teoria crítica do currículo e nos estudos sobre História da Ciência. Os resultados obtidos demonstram que os professores reconhecem a relevância e a necessidade de internalizar a abordagem histórica à Física Moderna e Contemporânea, mas ao mesmo tempo sinalizam as dificuldades em realizar tal empreitada devido às mudanças instauradas pelo Novo Ensino Médio. Findada a pesquisa, constatamos a pluralidade de perspectivas apresentadas nos discursos dos entrevistados, no que se refere às contribuições da História da Ciência para as investigações educacionais, bem como para o Ensino de Ciências e seus elementos adjacentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID18160_TB4034_04102023201633.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAMON ALVES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "RAMON" "autor_email" => "ramonalvesfernandes@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97682 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4034 "inscrito_id" => 18160 "titulo" => "A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO: PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES DE FÍSICA" "resumo" => "A História da Ciência tem sido amplamente discutida no contexto das pesquisas educacionais, tanto como estratégia pedagógica para o Ensino de Ciências, quanto para inserção no currículo dos cursos de licenciatura e na formação continuada de professores. Diante disso, apresentamos, neste artigo, os resultados de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva sobre a História da Ciência atrelada à Física Moderna e Contemporânea no currículo do curso de Física no Ensino Médio. O instrumento utilizado para a produção dos dados foi um questionário respondido por 45 professores que estão cursando ou já concluíram o Mestrado Profissional em Ensino de Física ofertado no Polo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Vitória da Conquista, e que atuam em escolas públicas e particulares no sudoeste da Bahia e norte de Minas Gerais. As respostas obtidas foram organizadas com base na Análise de Conteúdo e, posteriormente, os dados foram analisados a partir da teoria crítica do currículo e nos estudos sobre História da Ciência. Os resultados obtidos demonstram que os professores reconhecem a relevância e a necessidade de internalizar a abordagem histórica à Física Moderna e Contemporânea, mas ao mesmo tempo sinalizam as dificuldades em realizar tal empreitada devido às mudanças instauradas pelo Novo Ensino Médio. Findada a pesquisa, constatamos a pluralidade de perspectivas apresentadas nos discursos dos entrevistados, no que se refere às contribuições da História da Ciência para as investigações educacionais, bem como para o Ensino de Ciências e seus elementos adjacentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID18160_TB4034_04102023201633.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAMON ALVES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "RAMON" "autor_email" => "ramonalvesfernandes@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }