DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS FINANCEIRAS NA EEM MARIA CONCEIÇÃO DE ARAÚJO: UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA NA ESCOLA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97738 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4116 "inscrito_id" => 4689 "titulo" => "DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS FINANCEIRAS NA EEM MARIA CONCEIÇÃO DE ARAÚJO: UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA NA ESCOLA" "resumo" => "A educação financeira desempenha um papel fundamental na formação de indivíduos capazes de tomar decisões conscientes e responsáveis em relação às suas finanças pessoais. Reconhecendo essa importância, foi implementado na EEM Maria Conceição de Araújo o projeto Desenvolvendo Competências Financeiras na EEM Maria Conceição de Araújo: Uma Experiência Transformadora na Escola. Tendo como objetivo capacitar os alunos a adquirir habilidades financeiras essenciais para enfrentar os desafios financeiros da vida adulta. Neste artigo, apresentaremos as etapas do projeto, seus objetivos, os resultados alcançados e a conclusão sobre sua eficácia. O projeto foi desenvolvido em três etapas principais. Na primeira etapa, os alunos realizaram uma análise de sua situação financeira atual, identificando áreas de gastos excessivos e estabelecendo metas financeiras realistas. A segunda etapa abordou conceitos de poupança e investimentos, auxiliando os alunos na escolha das melhores opções para alcançar suas metas financeiras e na avaliação dos riscos e benefícios de diferentes tipos de investimentos. Na terceira etapa, os alunos aplicaram os conhecimentos adquiridos em suas próprias vidas, desenvolvendo um plano financeiro pessoal e investindo em suas próprias poupanças ou empreendimentos. Avaliações realizadas antes e depois do projeto demonstraram um aumento significativo no conhecimento financeiro dos alunos. No início do projeto, a maioria dos alunos apresentava um nível baixo de conhecimento sobre finanças pessoais e investimentos. No entanto, após a conclusão do projeto, os alunos demonstraram uma melhora significativa em suas habilidades financeiras, adquirindo maior controle sobre suas finanças, gerenciando dívidas de forma mais eficiente e fazendo investimentos mais conscientes e informados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID4689_TB4116_13062023165522.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA JEICIANE SILVEIRA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA" "autor_email" => "jeicianesilver@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97738 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4116 "inscrito_id" => 4689 "titulo" => "DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS FINANCEIRAS NA EEM MARIA CONCEIÇÃO DE ARAÚJO: UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA NA ESCOLA" "resumo" => "A educação financeira desempenha um papel fundamental na formação de indivíduos capazes de tomar decisões conscientes e responsáveis em relação às suas finanças pessoais. Reconhecendo essa importância, foi implementado na EEM Maria Conceição de Araújo o projeto Desenvolvendo Competências Financeiras na EEM Maria Conceição de Araújo: Uma Experiência Transformadora na Escola. Tendo como objetivo capacitar os alunos a adquirir habilidades financeiras essenciais para enfrentar os desafios financeiros da vida adulta. Neste artigo, apresentaremos as etapas do projeto, seus objetivos, os resultados alcançados e a conclusão sobre sua eficácia. O projeto foi desenvolvido em três etapas principais. Na primeira etapa, os alunos realizaram uma análise de sua situação financeira atual, identificando áreas de gastos excessivos e estabelecendo metas financeiras realistas. A segunda etapa abordou conceitos de poupança e investimentos, auxiliando os alunos na escolha das melhores opções para alcançar suas metas financeiras e na avaliação dos riscos e benefícios de diferentes tipos de investimentos. Na terceira etapa, os alunos aplicaram os conhecimentos adquiridos em suas próprias vidas, desenvolvendo um plano financeiro pessoal e investindo em suas próprias poupanças ou empreendimentos. Avaliações realizadas antes e depois do projeto demonstraram um aumento significativo no conhecimento financeiro dos alunos. No início do projeto, a maioria dos alunos apresentava um nível baixo de conhecimento sobre finanças pessoais e investimentos. No entanto, após a conclusão do projeto, os alunos demonstraram uma melhora significativa em suas habilidades financeiras, adquirindo maior controle sobre suas finanças, gerenciando dívidas de forma mais eficiente e fazendo investimentos mais conscientes e informados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID4689_TB4116_13062023165522.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA JEICIANE SILVEIRA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA" "autor_email" => "jeicianesilver@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }