EDUCAÇÃO BIOLÓGICA PELA PESQUISA: UM ESTUDO NO CONTEXTO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97768 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4161 "inscrito_id" => 2290 "titulo" => "EDUCAÇÃO BIOLÓGICA PELA PESQUISA: UM ESTUDO NO CONTEXTO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA" "resumo" => "Atualmente temos diversas abordagens pedagógicas para estimular o processo de aprendizagem do estudante. Dentre essas abordagens encontra-se o Ensino por Pesquisa, que objetiva o estímulo ao desenvolvimento do pensamento crítico do educando. Buscando assim a superação das abordagens pedagógicas reprodutivistas, que são caracterizadas pela submissão do estudante e o repasse do conteúdo através da cópia. Este trabalho tem o objetivo de analisar ações extensionistas que abordam o Ensino por Pesquisa na formação inicial e continuada de professores. Ao total participaram 191 indivíduos em processo de formação inicial e continuada, sendo 18 participantes integrantes de PIBID e 6 participantes em processo de residência pedagógica. O público atendido teve em sua maioria estudantes de Ciências Biológicas, mas também participaram professores do departamento de Farmácia e de Biologia da UEPB. Foram desenvolvidas palestras e minicursos em 2019 de forma presencial e em 2020 um minicurso de forma remota, devido à pandemia ocasionada pelo COVID-19. As atividades presenciais ocorreram no auditório do CCBS do Campus I da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, e as remotas através da plataforma google meet. Foram usados pré e pós-testes, constituídos por questionários que foram aplicados para levantar os dados antes e após as intervenções extensionistas, tratando da temática do Educar pela Pesquisa. As análises dos dados indicaram um pouco contato dos participantes com a temática do Ensino por Pesquisa durante a graduação, além de apontar que esse tipo de abordagem favorece a aprendizagem dos estudantes. Além disso, as ações extensionistas de aplicação de minicursos e palestras se mostraram exitosas em contribuir com a formação dos participantes, contribuindo para o conhecimento de uma nova ferramenta de ensino para os profissionais da educação. Em conclusão, a extensão universitária além de trazer impactos positivos para os participantes, ocasiona o desenvolvimento da qualidade formal dos indivíduos envolvidos nos processos extensionistas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2290_TB4161_09122023140459.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LOURIVAL FÁBIO COSTA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FÁBIO COSTA" "autor_email" => "lourivalfabioc@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97768 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4161 "inscrito_id" => 2290 "titulo" => "EDUCAÇÃO BIOLÓGICA PELA PESQUISA: UM ESTUDO NO CONTEXTO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA" "resumo" => "Atualmente temos diversas abordagens pedagógicas para estimular o processo de aprendizagem do estudante. Dentre essas abordagens encontra-se o Ensino por Pesquisa, que objetiva o estímulo ao desenvolvimento do pensamento crítico do educando. Buscando assim a superação das abordagens pedagógicas reprodutivistas, que são caracterizadas pela submissão do estudante e o repasse do conteúdo através da cópia. Este trabalho tem o objetivo de analisar ações extensionistas que abordam o Ensino por Pesquisa na formação inicial e continuada de professores. Ao total participaram 191 indivíduos em processo de formação inicial e continuada, sendo 18 participantes integrantes de PIBID e 6 participantes em processo de residência pedagógica. O público atendido teve em sua maioria estudantes de Ciências Biológicas, mas também participaram professores do departamento de Farmácia e de Biologia da UEPB. Foram desenvolvidas palestras e minicursos em 2019 de forma presencial e em 2020 um minicurso de forma remota, devido à pandemia ocasionada pelo COVID-19. As atividades presenciais ocorreram no auditório do CCBS do Campus I da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, e as remotas através da plataforma google meet. Foram usados pré e pós-testes, constituídos por questionários que foram aplicados para levantar os dados antes e após as intervenções extensionistas, tratando da temática do Educar pela Pesquisa. As análises dos dados indicaram um pouco contato dos participantes com a temática do Ensino por Pesquisa durante a graduação, além de apontar que esse tipo de abordagem favorece a aprendizagem dos estudantes. Além disso, as ações extensionistas de aplicação de minicursos e palestras se mostraram exitosas em contribuir com a formação dos participantes, contribuindo para o conhecimento de uma nova ferramenta de ensino para os profissionais da educação. Em conclusão, a extensão universitária além de trazer impactos positivos para os participantes, ocasiona o desenvolvimento da qualidade formal dos indivíduos envolvidos nos processos extensionistas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2290_TB4161_09122023140459.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LOURIVAL FÁBIO COSTA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FÁBIO COSTA" "autor_email" => "lourivalfabioc@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }