EXPLORANDO OS PRINCÍPIOS DA FÍSICA ATRAVÉS DA SÉRIE THE BIG BANG THEORY: UMA ABORDAGEM ACADÊMICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97783 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4183 "inscrito_id" => 16754 "titulo" => "EXPLORANDO OS PRINCÍPIOS DA FÍSICA ATRAVÉS DA SÉRIE THE BIG BANG THEORY: UMA ABORDAGEM ACADÊMICA" "resumo" => "A série de televisão "The Big Bang Theory" conquistou uma grande popularidade ao retratar de forma cômica as vidas de um grupo de jovens físicos e suas experiências no mundo acadêmico. Neste artigo, examinamos como a série The Big Bang Theory pode ser utilizada como uma ferramenta pedagógica para ensinar física de maneira envolvente e acessível. Primeiramente, destacamos a precisão científica presente nos diálogos e enredos da série, o que contribui para uma representação autêntica da física. No entanto, além do entretenimento principalmente através da comédia, a série oferece uma oportunidade única para explorar conceitos e princípios fundamentais da física. Desde as teorias da relatividade de Einstein até a mecânica quântica, diversos tópicos complexos são abordados de forma acessível, permitindo que estudantes e entusiastas da física se familiarizem com essas ideias. Isso pode inspirar estudantes a seguir carreiras científicas e fornecer uma visão mais holística do que significa ser um cientista. Por fim, discutimos como a série pode ser usada como uma ferramenta de aprendizado complementar em sala de aula. Os professores podem aproveitar as situações apresentadas na série para ilustrar conceitos teóricos, promover discussões e estimular o interesse dos alunos. A série também pode ser usada como um ponto de partida para projetos de pesquisa relacionados à física, incentivando os alunos a explorar temas mais aprofundados. Em suma, a série Big Bang se revela um recurso valioso para fins acadêmicos na área de física. Ao combinar entretenimento e educação, ela proporciona uma oportunidade única para explorar conceitos científicos de maneira atraente e significativa. O uso adequado dessa ferramenta pode fortalecer a compreensão dos estudantes e despertar um interesse duradouro pela física, ao mesmo tempo em que oferece uma visão realista do mundo dos cientistas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID16754_TB4183_20112023094249.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RIAN OLIVEIRA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "RIAN" "autor_email" => "rian.pereira3@outlook.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97783 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4183 "inscrito_id" => 16754 "titulo" => "EXPLORANDO OS PRINCÍPIOS DA FÍSICA ATRAVÉS DA SÉRIE THE BIG BANG THEORY: UMA ABORDAGEM ACADÊMICA" "resumo" => "A série de televisão "The Big Bang Theory" conquistou uma grande popularidade ao retratar de forma cômica as vidas de um grupo de jovens físicos e suas experiências no mundo acadêmico. Neste artigo, examinamos como a série The Big Bang Theory pode ser utilizada como uma ferramenta pedagógica para ensinar física de maneira envolvente e acessível. Primeiramente, destacamos a precisão científica presente nos diálogos e enredos da série, o que contribui para uma representação autêntica da física. No entanto, além do entretenimento principalmente através da comédia, a série oferece uma oportunidade única para explorar conceitos e princípios fundamentais da física. Desde as teorias da relatividade de Einstein até a mecânica quântica, diversos tópicos complexos são abordados de forma acessível, permitindo que estudantes e entusiastas da física se familiarizem com essas ideias. Isso pode inspirar estudantes a seguir carreiras científicas e fornecer uma visão mais holística do que significa ser um cientista. Por fim, discutimos como a série pode ser usada como uma ferramenta de aprendizado complementar em sala de aula. Os professores podem aproveitar as situações apresentadas na série para ilustrar conceitos teóricos, promover discussões e estimular o interesse dos alunos. A série também pode ser usada como um ponto de partida para projetos de pesquisa relacionados à física, incentivando os alunos a explorar temas mais aprofundados. Em suma, a série Big Bang se revela um recurso valioso para fins acadêmicos na área de física. Ao combinar entretenimento e educação, ela proporciona uma oportunidade única para explorar conceitos científicos de maneira atraente e significativa. O uso adequado dessa ferramenta pode fortalecer a compreensão dos estudantes e despertar um interesse duradouro pela física, ao mesmo tempo em que oferece uma visão realista do mundo dos cientistas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID16754_TB4183_20112023094249.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RIAN OLIVEIRA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "RIAN" "autor_email" => "rian.pereira3@outlook.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }