UMA VIAGEM PELOS BIOMAS BRASILEIROS: PROPOSTA DIDÁTICA PARA SE TRABALHAR O TEMA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97868 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4295 "inscrito_id" => 16076 "titulo" => "UMA VIAGEM PELOS BIOMAS BRASILEIROS: PROPOSTA DIDÁTICA PARA SE TRABALHAR O TEMA" "resumo" => "Os cursos de licenciatura contam com grade especializada para preparar seus estudantes na construção do perfil profissional de educador, sobre suas atitudes didáticas em sala de aula e a entender o seu verdadeiro papel como mediador do conhecimento. A relação de ensino horizontal entre professor e alunos deve acontecer de forma ativa, em que o discente se torna o protagonista do próprio saber ao conseguir trilhar seu próprio caminho para o desenvolvimento. Os jogos visam auxiliar o processo ensino/aprendizagem por trazerem informações complementares às do livro didático, permitindo que os professores abordem estes temas de forma lúdica e interativa. O objetivo foi elaborar e aplicar um jogo de tabuleiro sobre os biomas brasileiros com alunos do 8° ano do ensino fundamental de escola pública de Mossoró/RN, abordando o conteúdo de forma lúdica e didática. O jogo tem um tabuleiro e cartas com perguntas contextualizadas e cartas de curiosidades. Para avaliação da viabilidade do material, foi realizada pesquisa com discentes de graduação em Ciências Biológicas. O resultado da aplicação do jogo identificou que os estudantes compreenderam bem as características específicas de cada bioma brasileiro bem como a importância destes para a biodiversidade das espécies. Também foi observado que além da atividade lúdica os alunos desenvolveram a oralidade, trabalho em equipe e a inteligência emocional na aceitação de seus erros e acertos. Quanto a avaliação após o jogo foi observado um bom rendimento dos educandos. A análise da avaliação do jogo por licenciandos do curso de biologia quanto ferramenta didática foi superior a 90%, indicando a existência de formas mais didáticas de auxiliar o ensino, que podem ser desenvolvidas facilmente a fim de que o ensino de Ciências possa ser compreendido de maneira lúdica e dinâmica, influenciando no aprendizado dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16076_TB4295_12112023165638.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA DE CASSIA AQUINO" "autor_nome_curto" => "RITA" "autor_email" => "aquinocassia521@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97868 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4295 "inscrito_id" => 16076 "titulo" => "UMA VIAGEM PELOS BIOMAS BRASILEIROS: PROPOSTA DIDÁTICA PARA SE TRABALHAR O TEMA" "resumo" => "Os cursos de licenciatura contam com grade especializada para preparar seus estudantes na construção do perfil profissional de educador, sobre suas atitudes didáticas em sala de aula e a entender o seu verdadeiro papel como mediador do conhecimento. A relação de ensino horizontal entre professor e alunos deve acontecer de forma ativa, em que o discente se torna o protagonista do próprio saber ao conseguir trilhar seu próprio caminho para o desenvolvimento. Os jogos visam auxiliar o processo ensino/aprendizagem por trazerem informações complementares às do livro didático, permitindo que os professores abordem estes temas de forma lúdica e interativa. O objetivo foi elaborar e aplicar um jogo de tabuleiro sobre os biomas brasileiros com alunos do 8° ano do ensino fundamental de escola pública de Mossoró/RN, abordando o conteúdo de forma lúdica e didática. O jogo tem um tabuleiro e cartas com perguntas contextualizadas e cartas de curiosidades. Para avaliação da viabilidade do material, foi realizada pesquisa com discentes de graduação em Ciências Biológicas. O resultado da aplicação do jogo identificou que os estudantes compreenderam bem as características específicas de cada bioma brasileiro bem como a importância destes para a biodiversidade das espécies. Também foi observado que além da atividade lúdica os alunos desenvolveram a oralidade, trabalho em equipe e a inteligência emocional na aceitação de seus erros e acertos. Quanto a avaliação após o jogo foi observado um bom rendimento dos educandos. A análise da avaliação do jogo por licenciandos do curso de biologia quanto ferramenta didática foi superior a 90%, indicando a existência de formas mais didáticas de auxiliar o ensino, que podem ser desenvolvidas facilmente a fim de que o ensino de Ciências possa ser compreendido de maneira lúdica e dinâmica, influenciando no aprendizado dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16076_TB4295_12112023165638.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA DE CASSIA AQUINO" "autor_nome_curto" => "RITA" "autor_email" => "aquinocassia521@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }