EDUCAÇÃO ESCOLAR, CIÊNCIAS DA RELIGIÃO E ENSINO RELIGIOSO: 2023 E A EMERGÊNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DA BNCC E AS DCNLCR
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98088 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4568 "inscrito_id" => 10211 "titulo" => "EDUCAÇÃO ESCOLAR, CIÊNCIAS DA RELIGIÃO E ENSINO RELIGIOSO: 2023 E A EMERGÊNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DA BNCC E AS DCNLCR" "resumo" => "No Brasil a Ciências da Religião assume um lugar decisivo na Educação Escolar a partir da Base Nacional Comum Curricular, (BNCC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de licenciatura em Ciências da Religião (DCNLCR). A datar da conjunção dessas instituições, este trabalho apresenta o objetivo de analisar a emergência da formação inicial no curso de licenciatura em Ciências da Religião para o exercício profissional da docência no Componente Curricular de Ensino Religioso (CCER) nas escolas brasileiras. Fundamenta-se como um estudo descritivo, bibliográfico, qualitativo e quantitativo, advindo a partir dos resultados das investigações da Pesquisa Social Aplicada desenvolvida no contexto de tese doutoral; bem como, em pesquisa de dados do Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior, cadastro e-MEC, relativos aos cursos iniciados e em atividades de licenciatura em Ciência(s) da(s) Religião(ões) em todo o território nacional. Discute com base na meta 15 do Plano Nacional de Educação (PNE), a iminente necessidade da formação docente de um professor para que no CCER possa desenvolver em sala de aula, conforme os princípios instituídos a partir dessas duas normas, o exercício profissional da docência. Conclui ao verificar que mediante a comprovação da urgência desses professores para os estudantes por todo o país, uma intervenção do MEC para abrir novos cursos de licenciatura em Ciências da Religião, por todo os estados brasileiros, desvela-se como uma ação efetiva, a curto espaço de tempo, para sanar essa necessidade de professor de Ciências da Religião para o CCER." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID10211_TB4568_17062023193245.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIDNEY ALLESSANDRO DA CUNHA DAMASCENO" "autor_nome_curto" => "SIDNEY ALLESSAN" "autor_email" => "professorsacd@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98088 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4568 "inscrito_id" => 10211 "titulo" => "EDUCAÇÃO ESCOLAR, CIÊNCIAS DA RELIGIÃO E ENSINO RELIGIOSO: 2023 E A EMERGÊNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DA BNCC E AS DCNLCR" "resumo" => "No Brasil a Ciências da Religião assume um lugar decisivo na Educação Escolar a partir da Base Nacional Comum Curricular, (BNCC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de licenciatura em Ciências da Religião (DCNLCR). A datar da conjunção dessas instituições, este trabalho apresenta o objetivo de analisar a emergência da formação inicial no curso de licenciatura em Ciências da Religião para o exercício profissional da docência no Componente Curricular de Ensino Religioso (CCER) nas escolas brasileiras. Fundamenta-se como um estudo descritivo, bibliográfico, qualitativo e quantitativo, advindo a partir dos resultados das investigações da Pesquisa Social Aplicada desenvolvida no contexto de tese doutoral; bem como, em pesquisa de dados do Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior, cadastro e-MEC, relativos aos cursos iniciados e em atividades de licenciatura em Ciência(s) da(s) Religião(ões) em todo o território nacional. Discute com base na meta 15 do Plano Nacional de Educação (PNE), a iminente necessidade da formação docente de um professor para que no CCER possa desenvolver em sala de aula, conforme os princípios instituídos a partir dessas duas normas, o exercício profissional da docência. Conclui ao verificar que mediante a comprovação da urgência desses professores para os estudantes por todo o país, uma intervenção do MEC para abrir novos cursos de licenciatura em Ciências da Religião, por todo os estados brasileiros, desvela-se como uma ação efetiva, a curto espaço de tempo, para sanar essa necessidade de professor de Ciências da Religião para o CCER." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID10211_TB4568_17062023193245.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIDNEY ALLESSANDRO DA CUNHA DAMASCENO" "autor_nome_curto" => "SIDNEY ALLESSAN" "autor_email" => "professorsacd@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }