VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MEMÓRIAS E AFETOS NO TEMPO DA PANDEMIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98095 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4578 "inscrito_id" => 4990 "titulo" => "VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MEMÓRIAS E AFETOS NO TEMPO DA PANDEMIA" "resumo" => "O presente trabalho resulta de uma pesquisa-ação que teve como principal objetivo: refletir sobre estratégias pedagógicas utilizadas por uma professora da Educação Infantil numa escola pública do sistema municipal de ensino no município de Aracaju/Se, durante o isolamento social imposto pela pandemia do “Corona Vírus” envolvendo 19 crianças integrantes da Turma 04 anos “A”. A decretação da pandemia causou a suspensão das atividades presenciais na escola desde março de 2020 até agosto de 2021. Susto, medo e incertezas nos pegaram de surpresa. O ano letivo 2020 foi iniciado em 05 de março e dia 18 não pudemos mais voltar a escola. A rotina de ir à escola todas as manhãs, sumiu da vida das crianças. Como seguir trabalhando com elas de forma não presencial? Foram necessárias outras estratégias para manter o vínculo criança e escola, visto que o ensino remoto adotado nacionalmente para manter as escolas funcionando, não era adequado, nem recomendado pelas instancias educacionais (Conselho Nacional de Educação, Conselho Municipal de Educação) para a educação infantil. A partir de um grupo virtual já existente para manter comunicação permanente entre a professora e as mães, pais, avós das crianças da Turma “A” no aplicativo WhatsApp foi intensificado a comunicação entre crianças e professora. Mensagens de voz, chamadas de vídeo, postagem de fotografias, sala de bate papo, música, poesia, conto e reconto de histórias, foram as principais estratégias pedagógicas utilizadas pela professora em parceria com as famílias das crianças. O material de analise foi composto por dez relatórios e seis cartas produzidas pela professora. Para examinar criticamente a prática visando extrair maior qualidade pedagógica dos dados, buscamos aporte teórico nas teorias críticas da educação, na educação ambiental crítica, psicologia da educação e sociologia das infâncias. Os resultados indicaram impactos positivos no desenvolvimento e aprendizagem das crianças, inclusive no processo de alfabetização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID4990_TB4578_04102023232424.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA MARIA XAVIER BEIJU" "autor_nome_curto" => "SANDRA BEIJU" "autor_email" => "sandrabeiju@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98095 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4578 "inscrito_id" => 4990 "titulo" => "VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MEMÓRIAS E AFETOS NO TEMPO DA PANDEMIA" "resumo" => "O presente trabalho resulta de uma pesquisa-ação que teve como principal objetivo: refletir sobre estratégias pedagógicas utilizadas por uma professora da Educação Infantil numa escola pública do sistema municipal de ensino no município de Aracaju/Se, durante o isolamento social imposto pela pandemia do “Corona Vírus” envolvendo 19 crianças integrantes da Turma 04 anos “A”. A decretação da pandemia causou a suspensão das atividades presenciais na escola desde março de 2020 até agosto de 2021. Susto, medo e incertezas nos pegaram de surpresa. O ano letivo 2020 foi iniciado em 05 de março e dia 18 não pudemos mais voltar a escola. A rotina de ir à escola todas as manhãs, sumiu da vida das crianças. Como seguir trabalhando com elas de forma não presencial? Foram necessárias outras estratégias para manter o vínculo criança e escola, visto que o ensino remoto adotado nacionalmente para manter as escolas funcionando, não era adequado, nem recomendado pelas instancias educacionais (Conselho Nacional de Educação, Conselho Municipal de Educação) para a educação infantil. A partir de um grupo virtual já existente para manter comunicação permanente entre a professora e as mães, pais, avós das crianças da Turma “A” no aplicativo WhatsApp foi intensificado a comunicação entre crianças e professora. Mensagens de voz, chamadas de vídeo, postagem de fotografias, sala de bate papo, música, poesia, conto e reconto de histórias, foram as principais estratégias pedagógicas utilizadas pela professora em parceria com as famílias das crianças. O material de analise foi composto por dez relatórios e seis cartas produzidas pela professora. Para examinar criticamente a prática visando extrair maior qualidade pedagógica dos dados, buscamos aporte teórico nas teorias críticas da educação, na educação ambiental crítica, psicologia da educação e sociologia das infâncias. Os resultados indicaram impactos positivos no desenvolvimento e aprendizagem das crianças, inclusive no processo de alfabetização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID4990_TB4578_04102023232424.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA MARIA XAVIER BEIJU" "autor_nome_curto" => "SANDRA BEIJU" "autor_email" => "sandrabeiju@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }