INVESTIGAR O USO E AS CONTRIBUIÇÕES DA TECNOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98139 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4633 "inscrito_id" => 10157 "titulo" => "INVESTIGAR O USO E AS CONTRIBUIÇÕES DA TECNOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL" "resumo" => "As tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) fazem parte das criações modernas, que tiveram grande avanço, principalmente, no final do século XX, e ao longo século XXI. O avanço da tecnologia influenciou na forma de vida das pessoas, inclusive provocou algumas mudanças na educação, especialmente na modalidade de educação especial. Sendo assim, e diante das minhas experiências pessoais e acadêmicas, surgiu as indagações sobre como seria a aplicação e contribuições das tecnologias para a aprendizagem e qualidade de vida dos alunos especiais? Para alcançar os objetivos dessa pesquisa, foi feita uma pesquisa bibliográfica, com busca no site Google acadêmico, durante a última semana do mês de abril de 2023, com as palavras chaves “tecnologia assistiva e educação especial 2022”, para encontrar artigos publicados em 2022 com essa temática. A maior parte dos artigos fez referência ao período de pandemia. Dessa forma, depois de lidos resumos e selecionados palavras-chaves forma escolhidos cinco artigos que tratavam de tecnologia digital, educação especial, pandemia, covid-19. Com isso, foi possível perceber que o uso das tecnologias para fins educacionais na educação especial ainda precisa ser muito melhorado, principalmente, porque muitos dos professores, apesar de entender a necessidade do uso e saber que existem vantagens para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças especiais reconhecem que não estão preparados, para fazer o uso dessas tecnologias, necessitando de formação continuada direcionada para tais temas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10157_TB4633_19112023153042.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAÍS DA SALETE GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "THAÍS" "autor_email" => "thaisgomes262@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98139 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4633 "inscrito_id" => 10157 "titulo" => "INVESTIGAR O USO E AS CONTRIBUIÇÕES DA TECNOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL" "resumo" => "As tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) fazem parte das criações modernas, que tiveram grande avanço, principalmente, no final do século XX, e ao longo século XXI. O avanço da tecnologia influenciou na forma de vida das pessoas, inclusive provocou algumas mudanças na educação, especialmente na modalidade de educação especial. Sendo assim, e diante das minhas experiências pessoais e acadêmicas, surgiu as indagações sobre como seria a aplicação e contribuições das tecnologias para a aprendizagem e qualidade de vida dos alunos especiais? Para alcançar os objetivos dessa pesquisa, foi feita uma pesquisa bibliográfica, com busca no site Google acadêmico, durante a última semana do mês de abril de 2023, com as palavras chaves “tecnologia assistiva e educação especial 2022”, para encontrar artigos publicados em 2022 com essa temática. A maior parte dos artigos fez referência ao período de pandemia. Dessa forma, depois de lidos resumos e selecionados palavras-chaves forma escolhidos cinco artigos que tratavam de tecnologia digital, educação especial, pandemia, covid-19. Com isso, foi possível perceber que o uso das tecnologias para fins educacionais na educação especial ainda precisa ser muito melhorado, principalmente, porque muitos dos professores, apesar de entender a necessidade do uso e saber que existem vantagens para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças especiais reconhecem que não estão preparados, para fazer o uso dessas tecnologias, necessitando de formação continuada direcionada para tais temas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10157_TB4633_19112023153042.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAÍS DA SALETE GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "THAÍS" "autor_email" => "thaisgomes262@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }