PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: REVISITANDO OS ANAIS DO CONEDU
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98177 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4677 "inscrito_id" => 1779 "titulo" => "PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: REVISITANDO OS ANAIS DO CONEDU" "resumo" => "No Brasil, as políticas públicas educacionais são orientadas pelos princípios da Educação Inclusiva, que visam garantir a permanência e conclusão dos estudos de todo o alunado, com o fornecimento de recursos humanos, físicos, pedagógicos e serviços intersetoriais de qualidade. Nesse contexto, a atuação da Psicologia na Educação Especial é fundamental para o processo de inclusão escolar do Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). Com base nesse cenário, o objetivo desta pesquisa foi investigar e analisar a atuação da Psicologia na Educação Especial, a fim de refletir sobre suas contribuições para o processo de inclusão escolar do PAEE, por meio de um estudo de revisão bibliográfica de capítulos de E-books publicados nas três últimas edições do CONEDU. Os resultados apontaram que há uma escassez de publicações sobre a interface entre Psicologia e Educação Especial, mas há várias possibilidades de intervenções, estratégias e abordagens que podem auxiliar os professores em sua prática pedagógica com estudantes com necessidades educacionais especiais. Além disso, é possível hipotetizar que as intervenções dos psicólogos são positivas e contribuem com o trabalho dos professores, preparando-os e instrumentalizando-os para desempenhar sua atividade docente. Com base nessas discussões, espera-se que o mapeamento realizado possa incentivar o desenvolvimento de novas ações de profissionais de Psicologia em âmbito escolar circunscrito à Educação Especial, a fim de suprir a escassez de publicações científicas na área e contribuir para a melhoria da qualidade da educação inclusiva oferecida aos estudantes com necessidades educacionais especiais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID1779_TB4677_23062023164011.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ TADEU ACUNA" "autor_nome_curto" => "Tadeu" "autor_email" => "tadeuacuna@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SÃO LUÍS (FSL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98177 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4677 "inscrito_id" => 1779 "titulo" => "PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: REVISITANDO OS ANAIS DO CONEDU" "resumo" => "No Brasil, as políticas públicas educacionais são orientadas pelos princípios da Educação Inclusiva, que visam garantir a permanência e conclusão dos estudos de todo o alunado, com o fornecimento de recursos humanos, físicos, pedagógicos e serviços intersetoriais de qualidade. Nesse contexto, a atuação da Psicologia na Educação Especial é fundamental para o processo de inclusão escolar do Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). Com base nesse cenário, o objetivo desta pesquisa foi investigar e analisar a atuação da Psicologia na Educação Especial, a fim de refletir sobre suas contribuições para o processo de inclusão escolar do PAEE, por meio de um estudo de revisão bibliográfica de capítulos de E-books publicados nas três últimas edições do CONEDU. Os resultados apontaram que há uma escassez de publicações sobre a interface entre Psicologia e Educação Especial, mas há várias possibilidades de intervenções, estratégias e abordagens que podem auxiliar os professores em sua prática pedagógica com estudantes com necessidades educacionais especiais. Além disso, é possível hipotetizar que as intervenções dos psicólogos são positivas e contribuem com o trabalho dos professores, preparando-os e instrumentalizando-os para desempenhar sua atividade docente. Com base nessas discussões, espera-se que o mapeamento realizado possa incentivar o desenvolvimento de novas ações de profissionais de Psicologia em âmbito escolar circunscrito à Educação Especial, a fim de suprir a escassez de publicações científicas na área e contribuir para a melhoria da qualidade da educação inclusiva oferecida aos estudantes com necessidades educacionais especiais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID1779_TB4677_23062023164011.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ TADEU ACUNA" "autor_nome_curto" => "Tadeu" "autor_email" => "tadeuacuna@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SÃO LUÍS (FSL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }