MOTIVOS, EXPECTATIVAS, EXPERIÊNCIAS E AFINIDADES: AS PERCEPÇÕES DOS BOLSISTAS DO PIBID - SUBPROJETO BIOLOGIA DO IFRN/MACAU
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98299 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4836 "inscrito_id" => 19537 "titulo" => "MOTIVOS, EXPECTATIVAS, EXPERIÊNCIAS E AFINIDADES: AS PERCEPÇÕES DOS BOLSISTAS DO PIBID - SUBPROJETO BIOLOGIA DO IFRN/MACAU" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) oportuniza aos estudantes de licenciatura a terem o contato com o fazer docente antes mesmo de concluírem o curso. Dessa forma, permite que esses licenciandos observem e reflitam sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica e também contribuam no processo de ensino-aprendizagem ao participarem e até criarem experiências metodológicas nas turmas que irão atuar. Portanto, com a chegada dos novos bolsistas na Escola Estadual Monsenhor Honório, Pendências/RN, esse estudo buscou identificar quais as percepções que os mesmos possuem em relação ao PIBID, a disciplina de Biologia e sobre a docência. Para isso, aplicou-se um questionário aberto contendo cinco perguntas. O mesmo foi aplicado com os nove bolsistas atuantes. Dessa forma, esse estudo assume uma abordagem quantitativa e qualitativa na interpretação dos dados. Logo, diante do questionamento sobre o motivo da participação no PIBID, todos apontaram que foi para ter o primeiro contato com o fazer docente. Apenas dois ainda acrescentaram o motivo financeiro. Sobre as expectativas da participação: dois apontaram que esperam aprender a gostar de lecionar; um tem expectativa de aprender a superar desafios presentes na educação básica; seis abordaram sobre o aprimoramento da prática pedagógica. Diante das experiências com a docência, apenas dois relataram que já tiveram alguma experiência como professores. Com relação ao interesse pela Biologia, todos demonstram gostar bastante da disciplina. E sobre as áreas da Biologia que possuem maior afinidade, a citologia, anatomia, fisiologia e genética foram os destaques. Portanto, conclui-se que os bolsistas mostram consciência de que estão em um curso de licenciatura, ou seja, que estão sendo formados para atuarem como professores de Biologia e que enxergam no PIBID uma oportunidade de ganharem experiências em diferentes aspectos para a formação inicial que estão cursando." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19537_TB4836_08102023155439.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA MARTINS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LARI MARTINS" "autor_email" => "larissa.ms.91@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98299 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4836 "inscrito_id" => 19537 "titulo" => "MOTIVOS, EXPECTATIVAS, EXPERIÊNCIAS E AFINIDADES: AS PERCEPÇÕES DOS BOLSISTAS DO PIBID - SUBPROJETO BIOLOGIA DO IFRN/MACAU" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) oportuniza aos estudantes de licenciatura a terem o contato com o fazer docente antes mesmo de concluírem o curso. Dessa forma, permite que esses licenciandos observem e reflitam sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica e também contribuam no processo de ensino-aprendizagem ao participarem e até criarem experiências metodológicas nas turmas que irão atuar. Portanto, com a chegada dos novos bolsistas na Escola Estadual Monsenhor Honório, Pendências/RN, esse estudo buscou identificar quais as percepções que os mesmos possuem em relação ao PIBID, a disciplina de Biologia e sobre a docência. Para isso, aplicou-se um questionário aberto contendo cinco perguntas. O mesmo foi aplicado com os nove bolsistas atuantes. Dessa forma, esse estudo assume uma abordagem quantitativa e qualitativa na interpretação dos dados. Logo, diante do questionamento sobre o motivo da participação no PIBID, todos apontaram que foi para ter o primeiro contato com o fazer docente. Apenas dois ainda acrescentaram o motivo financeiro. Sobre as expectativas da participação: dois apontaram que esperam aprender a gostar de lecionar; um tem expectativa de aprender a superar desafios presentes na educação básica; seis abordaram sobre o aprimoramento da prática pedagógica. Diante das experiências com a docência, apenas dois relataram que já tiveram alguma experiência como professores. Com relação ao interesse pela Biologia, todos demonstram gostar bastante da disciplina. E sobre as áreas da Biologia que possuem maior afinidade, a citologia, anatomia, fisiologia e genética foram os destaques. Portanto, conclui-se que os bolsistas mostram consciência de que estão em um curso de licenciatura, ou seja, que estão sendo formados para atuarem como professores de Biologia e que enxergam no PIBID uma oportunidade de ganharem experiências em diferentes aspectos para a formação inicial que estão cursando." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19537_TB4836_08102023155439.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA MARTINS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LARI MARTINS" "autor_email" => "larissa.ms.91@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }