EXPLORANDO A FÍSICA: EDUCAÇÃO MAKER E SISTEMAS EMBARCADOS NO DESENVOLVIMENTO DE EXPERIMENTOS INTERDISCIPLINARES
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98394 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4962 "inscrito_id" => 15815 "titulo" => "EXPLORANDO A FÍSICA: EDUCAÇÃO MAKER E SISTEMAS EMBARCADOS NO DESENVOLVIMENTO DE EXPERIMENTOS INTERDISCIPLINARES" "resumo" => "A criação de experimentos em Física, utilizando abordagens interdisciplinares e sistemas embarcados por meio da educação maker, como metodologia de ensino, tem se tornado uma ferramenta poderosa para promover a aprendizagem ativa e o desenvolvimento de habilidades dos estudantes. Nessa perspectiva, o presente estudo tem como objetivo avaliar as contribuições da educação maker e da interdisciplinaridade na aprendizagem de Física. Para isso, foi conduzida uma pesquisa qualitativa e exploratória, que avaliou a percepção de 19 estudantes da disciplina de Eletricidade e Magnetismo de um curso na área de Tecnologia da Informação (TI) de uma Instituição Pública de Ensino Superior do Ceará. A unidade de análise é composta pelos experimentos produzidos e os feedbacks. O procedimento de análise ocorreu em três etapas: descrição dos experimentos, interpretação dos experimentos à luz da educação maker e da interdisciplinaridade e percepção dos estudantes da disciplina. Os dados da pesquisa revelaram que a proposta de criar experimentos de Física com abordagem maker e interdisciplinar foi um elemento motivador para a aprendizagem na disciplina supracitada. De acordo com os estudantes, essa proposta de ensino proporcionou uma maior convergência entre a Física e os conhecimentos específicos do curso de TI. Portanto, a abordagem interdisciplinar aliada a educação maker possibilitou uma colaboração entre diferentes disciplinas, como a Física, a Eletrônica e a Programação, incentivando os alunos a usar a criatividade e aplicar conhecimentos de várias áreas para resolver problemas complexos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID15815_TB4962_04102023202055.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSANDRA ALEXANDRINO AQUINO" "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA" "autor_email" => "alessandra.renoen@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98394 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4962 "inscrito_id" => 15815 "titulo" => "EXPLORANDO A FÍSICA: EDUCAÇÃO MAKER E SISTEMAS EMBARCADOS NO DESENVOLVIMENTO DE EXPERIMENTOS INTERDISCIPLINARES" "resumo" => "A criação de experimentos em Física, utilizando abordagens interdisciplinares e sistemas embarcados por meio da educação maker, como metodologia de ensino, tem se tornado uma ferramenta poderosa para promover a aprendizagem ativa e o desenvolvimento de habilidades dos estudantes. Nessa perspectiva, o presente estudo tem como objetivo avaliar as contribuições da educação maker e da interdisciplinaridade na aprendizagem de Física. Para isso, foi conduzida uma pesquisa qualitativa e exploratória, que avaliou a percepção de 19 estudantes da disciplina de Eletricidade e Magnetismo de um curso na área de Tecnologia da Informação (TI) de uma Instituição Pública de Ensino Superior do Ceará. A unidade de análise é composta pelos experimentos produzidos e os feedbacks. O procedimento de análise ocorreu em três etapas: descrição dos experimentos, interpretação dos experimentos à luz da educação maker e da interdisciplinaridade e percepção dos estudantes da disciplina. Os dados da pesquisa revelaram que a proposta de criar experimentos de Física com abordagem maker e interdisciplinar foi um elemento motivador para a aprendizagem na disciplina supracitada. De acordo com os estudantes, essa proposta de ensino proporcionou uma maior convergência entre a Física e os conhecimentos específicos do curso de TI. Portanto, a abordagem interdisciplinar aliada a educação maker possibilitou uma colaboração entre diferentes disciplinas, como a Física, a Eletrônica e a Programação, incentivando os alunos a usar a criatividade e aplicar conhecimentos de várias áreas para resolver problemas complexos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID15815_TB4962_04102023202055.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSANDRA ALEXANDRINO AQUINO" "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA" "autor_email" => "alessandra.renoen@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }