A CIÊNCIA QUE NÃO É VISTA NA ESCOLA: O ENSAIO SOBRE OS SABERES ÉTNICO-RACIAIS NA METODOLOGIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98401 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4973 "inscrito_id" => 172 "titulo" => "A CIÊNCIA QUE NÃO É VISTA NA ESCOLA: O ENSAIO SOBRE OS SABERES ÉTNICO-RACIAIS NA METODOLOGIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O presente artigo engendra-se das indagações vivenciadas durante o curso de Licenciatura Plena em Pedagogia na Universidade Federal do Pará, que no possibilitou enriquecer a perspectiva sobre a educação infantil, principalmente durante o percurso na disciplina de Abordagens Teórico-Metodológicas do Ensino de Ciências disciplinas parcialmente importantes para a formação de professores, ministrada pela Professora Doutora Sônia Maia, baseada nos artigos sobre o ciência empírica, nas teorias de Comenius, Freire, e de autores que defendem a ciência empírica como KAYAPÓ entre outros, realizamos a busca por documentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB e Base Nacional Comum Curricular - BNCC, que salientam na reflexão sobre o ensino de ciências. Devido às leituras, questões norteadoras para esta pesquisa se formaram, o que se tornou o alicerce para a pesquisa, tendo como questão norteadora a seguinte pergunta: “Como os docentes podem trazer a foco os saberes populares na área da educação científica?" Portanto, com intuito de responder a tal pergunta o artigo tem como objetivo, ressaltar que a educação infantil pode utilizar da ciência empírica como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, o que pode levar a entender as diversas infancias brasileiras e como a leitura de mundo pode influenciar ao currículo, já que o currículo não é estático como se percebe na BNCC. Desse modo, trazendo a foco como a ciência empírica é tratada pela pesquisa e em Ciências." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID172_TB4973_11112023162038.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BILLY DE ALMEIDA ANDRADE FILHO" "autor_nome_curto" => "BILLY ANDRADE" "autor_email" => "billy.filho@iced.ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98401 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4973 "inscrito_id" => 172 "titulo" => "A CIÊNCIA QUE NÃO É VISTA NA ESCOLA: O ENSAIO SOBRE OS SABERES ÉTNICO-RACIAIS NA METODOLOGIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O presente artigo engendra-se das indagações vivenciadas durante o curso de Licenciatura Plena em Pedagogia na Universidade Federal do Pará, que no possibilitou enriquecer a perspectiva sobre a educação infantil, principalmente durante o percurso na disciplina de Abordagens Teórico-Metodológicas do Ensino de Ciências disciplinas parcialmente importantes para a formação de professores, ministrada pela Professora Doutora Sônia Maia, baseada nos artigos sobre o ciência empírica, nas teorias de Comenius, Freire, e de autores que defendem a ciência empírica como KAYAPÓ entre outros, realizamos a busca por documentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB e Base Nacional Comum Curricular - BNCC, que salientam na reflexão sobre o ensino de ciências. Devido às leituras, questões norteadoras para esta pesquisa se formaram, o que se tornou o alicerce para a pesquisa, tendo como questão norteadora a seguinte pergunta: “Como os docentes podem trazer a foco os saberes populares na área da educação científica?" Portanto, com intuito de responder a tal pergunta o artigo tem como objetivo, ressaltar que a educação infantil pode utilizar da ciência empírica como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, o que pode levar a entender as diversas infancias brasileiras e como a leitura de mundo pode influenciar ao currículo, já que o currículo não é estático como se percebe na BNCC. Desse modo, trazendo a foco como a ciência empírica é tratada pela pesquisa e em Ciências." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID172_TB4973_11112023162038.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BILLY DE ALMEIDA ANDRADE FILHO" "autor_nome_curto" => "BILLY ANDRADE" "autor_email" => "billy.filho@iced.ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }