A presente pesquisa objetivou caracterizar os resíduos sólidos de uma instituição de ensino fundamental do município de Patos PB, visando medidas de gestão, tal como o estímulo a ações em gerenciamento e educação ambiental. A avaliação das condições de acondicionamento e do destino dado aos resíduos gerados na escola foi utilizado como instrumento de pesquisa a observação participante. A caracterização dos resíduos sólidos escolares compreendeu as etapas de coleta, separação e pesagem. Os resíduos foram separados de acordo com a classificação por: papel, plástico, metal, matéria orgânica, vidro, madeira, resíduos de saúde, resíduos de banheiro e outros. Foi verificado que a matéria orgânica, aparece como resíduo mais presente com uma média de 15,37 kg por dia, representando 62% dos resíduos coletados na escola, seguido pelo papel, com uma média de 4,59 kg por dia (23%), e do plástico com 2,03 kg por dia (11%). Concluiu-se a necessidade da implementação de práticas eficientes de gestão ambiental e educação ambiental, como a separação e destinação adequada dos resíduos gerados, com o objetivo de minimizar os impactos ambientais e contribuir para a construção de uma sociedade mais sustentável..