DA FORMAÇÃO CONTINUADA AO CONTEXTO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA COM A SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA SALA DE AULA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98500 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5094 "inscrito_id" => 18818 "titulo" => "DA FORMAÇÃO CONTINUADA AO CONTEXTO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA COM A SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA SALA DE AULA" "resumo" => "Considerando que os saberes mobilizados na prática docente não advêm de uma única instância de produção, analisamos como o processo de ressignificação didática acontece na instância de formação continuada. Compreendendo a heterogeneidade e a pluralidade desses conhecimentos, estabelecemos como objetivo: analisar a contribuição dos encontros específicos de formação para a prática docente e o processo de didatização dos conhecimentos. O interesse pelo tema didatização de conhecimentos surgiu da experiência como Formadoras de Professores Alfabetizadores, da Rede Municipal de Campina Grande – PB. Indagações acerca de como noções teóricas e metodológicas, estudadas no espaço da formação, são ressignificadas na prática dos professores cursistas, instigaram-nos à realização deste estudo. Nessa perspectiva, objetiva-se estimular uma reflexão crítica que ofereça aos professores propostas para a articulação entre teoria e prática, permitindo atender suas necessidades de compreender e de questionar a sua prática pedagógica. Assim, considerando esse percurso, decidimos refletir como os conhecimentos referentes à formação são ressignificados na prática pedagógica, e nos propomos a responder a seguinte pergunta: Os conhecimentos advindos dos encontros específicos de formação estão presentes na prática dos professores cursistas? Para tanto, analisamos uma experiência com a Sequência Didática de uma professora de 2º ano, do Ensino Fundamental. Dessa forma, considerando, então, as transformações que o saber científico sofre ao passar para o contexto escolar, propomos investigar se a professora alfabetizadora mobiliza, constrói e atualiza em sua prática pedagógica os conhecimentos advindos dos encontros de formação, a partir da experiência com a Sequência Didática. A contribuição teórica relevante para o estudo é a noção de efeitos da transposição didática, partindo das concepções teóricas de Bronckart e Giger (1998), Tardif (2002) e Lerner (2007)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18818_TB5094_31102023202725.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ILENICE PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ILENICE" "autor_email" => "ilesilva.prof@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98500 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5094 "inscrito_id" => 18818 "titulo" => "DA FORMAÇÃO CONTINUADA AO CONTEXTO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA COM A SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA SALA DE AULA" "resumo" => "Considerando que os saberes mobilizados na prática docente não advêm de uma única instância de produção, analisamos como o processo de ressignificação didática acontece na instância de formação continuada. Compreendendo a heterogeneidade e a pluralidade desses conhecimentos, estabelecemos como objetivo: analisar a contribuição dos encontros específicos de formação para a prática docente e o processo de didatização dos conhecimentos. O interesse pelo tema didatização de conhecimentos surgiu da experiência como Formadoras de Professores Alfabetizadores, da Rede Municipal de Campina Grande – PB. Indagações acerca de como noções teóricas e metodológicas, estudadas no espaço da formação, são ressignificadas na prática dos professores cursistas, instigaram-nos à realização deste estudo. Nessa perspectiva, objetiva-se estimular uma reflexão crítica que ofereça aos professores propostas para a articulação entre teoria e prática, permitindo atender suas necessidades de compreender e de questionar a sua prática pedagógica. Assim, considerando esse percurso, decidimos refletir como os conhecimentos referentes à formação são ressignificados na prática pedagógica, e nos propomos a responder a seguinte pergunta: Os conhecimentos advindos dos encontros específicos de formação estão presentes na prática dos professores cursistas? Para tanto, analisamos uma experiência com a Sequência Didática de uma professora de 2º ano, do Ensino Fundamental. Dessa forma, considerando, então, as transformações que o saber científico sofre ao passar para o contexto escolar, propomos investigar se a professora alfabetizadora mobiliza, constrói e atualiza em sua prática pedagógica os conhecimentos advindos dos encontros de formação, a partir da experiência com a Sequência Didática. A contribuição teórica relevante para o estudo é a noção de efeitos da transposição didática, partindo das concepções teóricas de Bronckart e Giger (1998), Tardif (2002) e Lerner (2007)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18818_TB5094_31102023202725.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ILENICE PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ILENICE" "autor_email" => "ilesilva.prof@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }