A Física fez avanços significativos no último século, especialmente nos estudos relacionados ao macro e ao microscópico, e é essencial que esses avanços sejam refletidos na sala de aula. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é descrever o desenvolvimento de recursos digitais utilizando a linguagem de programação gráfica Scratch, como uma proposta de ensino de Física Quântica no nível médio. A metodologia empregada envolve a criação e descrição de uma sequência didática utilizando aplicativos computacionais, seguindo a abordagem STEAM, que combina as disciplinas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Os aplicativos foram desenvolvidos com base na linguagem de programação gráfica Scratch, desenvolvida pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology). A abordagem metodológica adotada é de natureza descritiva, com o objetivo principal de descrever as características, propriedades e aspectos relevantes da criação desses aplicativos. Um guia complementar foi desenvolvido para auxiliar os professores, descrevendo a funcionalidade dos aplicativos, as abordagens pedagógicas adotadas, o público-alvo, a metodologia de ensino e os recursos disponíveis para a execução das atividades, entre outros aspectos. Baseado na teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, valoriza-se a consideração dos conhecimentos prévios dos alunos por meio de um pré-teste. A partir da realização de atividades interativas, novos conceitos científicos relacionados aos fundamentos teóricos da mecânica quântica são introduzidos. Como resultado, foi desenvolvido um objeto de aprendizagem (OA) que está disponível para professores e alunos do ensino médio.