A contemporaneidade trouxe estudos avançados em neurociências e para a educação uma visão mais ampla do que significa aprender. Todo indivíduo é único e pode aprender em sua amplitude de diversas formas no decorrer de sua vida. Esse artigo mostrará o percurso biológico cerebral e o papel fundamental na aprendizagem. E como a defasagem de hormônios essenciais podem que afetar diretamente no processo educacional de um individuo. Iremos abordar o sistema nervoso de uma pessoa com TDAH( Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade). Entenderemos a anatomia do sistema nervoso humano na concepção do seu funcionamento e a relação com aprendizagem.Com os avanços e pesquisas no sentido mais amplo de como o cérebro é capaz de aprender faremos a conexão da falta ou excesso do hormônio Dopamina. Afim de entender e proporcionar caminhos mais fáceis e desmistificar alguns tabus e rótulos destinados a indivíduos com esse transtorno. A Dopamina é um neurotransmissor presente em quatro regiões do cérebro tendo sua ação como influenciadora diretamente em nossas emoções, aprendizado, humor e atenção. O artigo buscará compreender os principais caminhos percorridos pela Dopamina de que forma ela atua no sistema nervoso central de um individuo com TDAH. Por tanto, se há mais Dopamina sendo transportada e sendo removida mais rápida do cérebro de alguém com TDAH, pode ocorrer a insuficiência do mesmo para exercer seu efeito completo.