TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO E APRENDIZAGEM
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98541 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5143 "inscrito_id" => 3758 "titulo" => "TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO E APRENDIZAGEM" "resumo" => "A inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), nas escolas regulares vem aumentando de forma expressiva nos últimos anos, demandando estudos sobre sua causa, diagnóstico, características e processos de aprendizagem. Ao longo do tempo, seu conceito foi se modificando e a definição atual, aponta a presença de três níveis de suporte, identificados com base na necessidade de apoio e intervenção em seu comprometimento, na interação social, comunicação e comportamentos restritos /repetitivos. Nesse panorama, este estudo objetiva apresentar o conceito do TEA, refletindo a respeito de suas implicações no desenvolvimento de sua aprendizagem no contexto do ensino regular. Metodologicamente, a pesquisa foi realizada a partir da abordagem qualitativa e teve como base a pesquisa bibliográfica, neste sentido, encontra-se fundamentada teoricamente a partir das contribuições dos seguintes autores: Cunha (2022); Gonring (2020); Santos; Gonçalves (2021), Silva; Asfora (2015) dentre outros. Com o estudo, evidenciamos que as terminologias e as classificações do TEA, mudaram conforme as pesquisas avançaram e que a compreensão deste diagnóstico colabora no enfrentamento dos desafios no ambiente escolar, ampliando à possibilidade das escolas oferecerem respostas adequadas às necessidades deste público, frente à identificação das características inerentes a sua necessidade específica, revelando caminhos para prática docente alinhada ao processo de Inclusão Educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID3758_TB5143_19062023213220.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILANIA REGINALDO ALVES" "autor_nome_curto" => "EDILANIA" "autor_email" => "edilaniaalves@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98541 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5143 "inscrito_id" => 3758 "titulo" => "TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO E APRENDIZAGEM" "resumo" => "A inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), nas escolas regulares vem aumentando de forma expressiva nos últimos anos, demandando estudos sobre sua causa, diagnóstico, características e processos de aprendizagem. Ao longo do tempo, seu conceito foi se modificando e a definição atual, aponta a presença de três níveis de suporte, identificados com base na necessidade de apoio e intervenção em seu comprometimento, na interação social, comunicação e comportamentos restritos /repetitivos. Nesse panorama, este estudo objetiva apresentar o conceito do TEA, refletindo a respeito de suas implicações no desenvolvimento de sua aprendizagem no contexto do ensino regular. Metodologicamente, a pesquisa foi realizada a partir da abordagem qualitativa e teve como base a pesquisa bibliográfica, neste sentido, encontra-se fundamentada teoricamente a partir das contribuições dos seguintes autores: Cunha (2022); Gonring (2020); Santos; Gonçalves (2021), Silva; Asfora (2015) dentre outros. Com o estudo, evidenciamos que as terminologias e as classificações do TEA, mudaram conforme as pesquisas avançaram e que a compreensão deste diagnóstico colabora no enfrentamento dos desafios no ambiente escolar, ampliando à possibilidade das escolas oferecerem respostas adequadas às necessidades deste público, frente à identificação das características inerentes a sua necessidade específica, revelando caminhos para prática docente alinhada ao processo de Inclusão Educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID3758_TB5143_19062023213220.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILANIA REGINALDO ALVES" "autor_nome_curto" => "EDILANIA" "autor_email" => "edilaniaalves@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }