UMA ANÁLISE DAS AVALIAÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE LÍNGUA INGLESA EM COLÉGIOS DO MUNICÍPIO DE PICOS-PI
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98619 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5237 "inscrito_id" => 20231 "titulo" => "UMA ANÁLISE DAS AVALIAÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE LÍNGUA INGLESA EM COLÉGIOS DO MUNICÍPIO DE PICOS-PI" "resumo" => "O componente curricular Língua Inglesa, embora regulamentado há mais de um século no Brasil, enfrenta diversos desafios tendo em vista o seu contexto de inserção pela docência. São muitos os desafios vivenciados por professores e professoras no cotidiano das salas de aula país afora, algo não diferente no Município de Picos, no Nordeste brasileiro. Além da prática do ensino, a avaliação da aprendizagem nesta disciplina é uma categoria que nos chama a devida atenção. Por ser de tamanha importância para o desenvolvimento dos estudantes, esta é objeto deste estudo. Nessa perspectiva, este trabalho, em forma de um artigo científico, tem como objetivo compreender as ferramentas utilizadas durante o ato avaliativo em escolas públicas locais. A pesquisa foi desenvolvida fundamentando-se nas formulações teóricas de Luckesi (2004), que coloca a avaliação como um ato amoroso, que pretende incluir, dando oportunidades, e gerando assim uma aprendizagem integral e satisfatória. De Jussara Hoffmann (2009) que concebe a avaliação como mediação e, ainda em Libâneo (1994), o qual afirma que avaliar é uma tarefa complexa que não se resume a atribuição de notas. O tipo de pesquisa é de natureza qualitativa e descritiva (GIL, 2008) se deu através de uma pesquisa de campo, fazendo o uso de questionários e entrevistas direcionadas a docentes. Os resultados reafirmam as dificuldades da docência numa língua estrangeira, com as suas especificidades que requerem mais atenção e condições laborais para que seja melhor trabalhada e compreendida. Nesse sentido, acrescentam-se os desafios de se avaliar diante do que ainda é mínimo em condições de se desenvolver um processo de ensino e aprendizagem de qualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID20231_TB5237_19062023224323.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILAS OLIVEIRA SANTOS" "autor_nome_curto" => "SILAS" "autor_email" => "silasbeija@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98619 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5237 "inscrito_id" => 20231 "titulo" => "UMA ANÁLISE DAS AVALIAÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE LÍNGUA INGLESA EM COLÉGIOS DO MUNICÍPIO DE PICOS-PI" "resumo" => "O componente curricular Língua Inglesa, embora regulamentado há mais de um século no Brasil, enfrenta diversos desafios tendo em vista o seu contexto de inserção pela docência. São muitos os desafios vivenciados por professores e professoras no cotidiano das salas de aula país afora, algo não diferente no Município de Picos, no Nordeste brasileiro. Além da prática do ensino, a avaliação da aprendizagem nesta disciplina é uma categoria que nos chama a devida atenção. Por ser de tamanha importância para o desenvolvimento dos estudantes, esta é objeto deste estudo. Nessa perspectiva, este trabalho, em forma de um artigo científico, tem como objetivo compreender as ferramentas utilizadas durante o ato avaliativo em escolas públicas locais. A pesquisa foi desenvolvida fundamentando-se nas formulações teóricas de Luckesi (2004), que coloca a avaliação como um ato amoroso, que pretende incluir, dando oportunidades, e gerando assim uma aprendizagem integral e satisfatória. De Jussara Hoffmann (2009) que concebe a avaliação como mediação e, ainda em Libâneo (1994), o qual afirma que avaliar é uma tarefa complexa que não se resume a atribuição de notas. O tipo de pesquisa é de natureza qualitativa e descritiva (GIL, 2008) se deu através de uma pesquisa de campo, fazendo o uso de questionários e entrevistas direcionadas a docentes. Os resultados reafirmam as dificuldades da docência numa língua estrangeira, com as suas especificidades que requerem mais atenção e condições laborais para que seja melhor trabalhada e compreendida. Nesse sentido, acrescentam-se os desafios de se avaliar diante do que ainda é mínimo em condições de se desenvolver um processo de ensino e aprendizagem de qualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID20231_TB5237_19062023224323.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILAS OLIVEIRA SANTOS" "autor_nome_curto" => "SILAS" "autor_email" => "silasbeija@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }