CONTRIBUTOS PARA UM ESTADO DA ARTE :A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM POR MEIO DA PSICOMOTICIDADE
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O objetivo deste trabalho é compreender como os Trabalhos de conclusão de curso ( Tcc) da educação física abordam a interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem na relação com a psicomotricidade. O presente estudo de caráter qualitativo, denominado especificamente de estado da Arte, de percurso metodológico de revisão bibliográfica da literatura, tomamos como lócus de pesquisa a Biblioteca Setorial do Centro Acadêmico da Vitória, analisando os TCCs, da licenciatura em Educação física, do ano 2013 a 2023. Por meio das análises dos estudos encontrados, podemos destacar que o desenvolvimento do esquema psicomotriz e da autonomia nas crianças de maneira interdisciplinar foi objeto de estudo, onde as crianças tornaram-se protagonistas na busca da autonomia e da apropriação do esquema psicomotriz, tornando-os capazes de realizar ações básicas que precisam de movimentos coordenados pensados e executados para se ter um objetivo de construção da autonomia agregado ao modelo interdisciplinar. Infere-se, portanto, que o ato pedagógico, tem influências significativas para integrar o aluno e para que ele como um ser total seja desenvolvido de forma autônoma." 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