ENTRE VERSOS E ENCANTOS VAMOS “POEMAR”?
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98692 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5336 "inscrito_id" => 18245 "titulo" => "ENTRE VERSOS E ENCANTOS VAMOS “POEMAR”?" "resumo" => "RESUMO O presente trabalho tem por finalidade relatar a experiência de um trabalho realizado com o gênero literário poema para estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, no ano de 2022. Quanto à abordagem do problema foi utilizada a pesquisa qualitativa, fazendo uso da observação participante, roda de conversa e acompanhamento da prática pedagógica realizadas em sala de aula. Os sujeitos da pesquisa foram: os educandos de uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental anos iniciais, da Escola Municipal Luiz Pedro da Silva IV, município de Maceió/AL. A escolha dos participantes, bem como o local da pesquisa foi motivada a partir do Projeto Sou mais Leitura desenvolvido na referida turma com o objetivo de Alfabetizar, recompor a aprendizagem e melhorar a fluência leitora dos estudantes que devido à falta de aulas no período da pandemia chegaram ao 4º ano sem ter desenvolvido e/ou consolidado as competências e habilidades necessárias para o ano escolar. Os aportes teóricos que fundamentaram esse trabalho foram: Koch (2010), Marcuschi (2002), Solé (1998), além de serem utilizados o Referencial Curricular de Maceió - RCM (2019) e os Cadernos da Olimpíada de Língua Portuguesa. Os resultados apontaram que o trabalho com o gênero literário poema melhorou a aprendizagem dos educandos, que tiveram excelente aprovação para o 5º ano. Constatou-se, ainda, que o trabalho didático-pedagógico realizado melhorou o aprendizado em leitura, estimulou a oralidade, eles aprenderam a ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID18245_TB5336_20062023001040.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVÂNIA MARIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SILVÂNIA MARIA" "autor_email" => "silvaniamaria.al@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98692 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5336 "inscrito_id" => 18245 "titulo" => "ENTRE VERSOS E ENCANTOS VAMOS “POEMAR”?" "resumo" => "RESUMO O presente trabalho tem por finalidade relatar a experiência de um trabalho realizado com o gênero literário poema para estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, no ano de 2022. Quanto à abordagem do problema foi utilizada a pesquisa qualitativa, fazendo uso da observação participante, roda de conversa e acompanhamento da prática pedagógica realizadas em sala de aula. Os sujeitos da pesquisa foram: os educandos de uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental anos iniciais, da Escola Municipal Luiz Pedro da Silva IV, município de Maceió/AL. A escolha dos participantes, bem como o local da pesquisa foi motivada a partir do Projeto Sou mais Leitura desenvolvido na referida turma com o objetivo de Alfabetizar, recompor a aprendizagem e melhorar a fluência leitora dos estudantes que devido à falta de aulas no período da pandemia chegaram ao 4º ano sem ter desenvolvido e/ou consolidado as competências e habilidades necessárias para o ano escolar. Os aportes teóricos que fundamentaram esse trabalho foram: Koch (2010), Marcuschi (2002), Solé (1998), além de serem utilizados o Referencial Curricular de Maceió - RCM (2019) e os Cadernos da Olimpíada de Língua Portuguesa. Os resultados apontaram que o trabalho com o gênero literário poema melhorou a aprendizagem dos educandos, que tiveram excelente aprovação para o 5º ano. Constatou-se, ainda, que o trabalho didático-pedagógico realizado melhorou o aprendizado em leitura, estimulou a oralidade, eles aprenderam a ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID18245_TB5336_20062023001040.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVÂNIA MARIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SILVÂNIA MARIA" "autor_email" => "silvaniamaria.al@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }