SILVA, Silvânia Maria Da. Entre versos e encantos vamos “poemar”?. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/98692>. Acesso em: 22/11/2024 19:51
RESUMO O presente trabalho tem por finalidade relatar a experiência de um trabalho realizado com o gênero literário poema para estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, no ano de 2022. Quanto à abordagem do problema foi utilizada a pesquisa qualitativa, fazendo uso da observação participante, roda de conversa e acompanhamento da prática pedagógica realizadas em sala de aula. Os sujeitos da pesquisa foram: os educandos de uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental anos iniciais, da Escola Municipal Luiz Pedro da Silva IV, município de Maceió/AL. A escolha dos participantes, bem como o local da pesquisa foi motivada a partir do Projeto Sou mais Leitura desenvolvido na referida turma com o objetivo de Alfabetizar, recompor a aprendizagem e melhorar a fluência leitora dos estudantes que devido à falta de aulas no período da pandemia chegaram ao 4º ano sem ter desenvolvido e/ou consolidado as competências e habilidades necessárias para o ano escolar. Os aportes teóricos que fundamentaram esse trabalho foram: Koch (2010), Marcuschi (2002), Solé (1998), além de serem utilizados o Referencial Curricular de Maceió - RCM (2019) e os Cadernos da Olimpíada de Língua Portuguesa. Os resultados apontaram que o trabalho com o gênero literário poema melhorou a aprendizagem dos educandos, que tiveram excelente aprovação para o 5º ano. Constatou-se, ainda, que o trabalho didático-pedagógico realizado melhorou o aprendizado em leitura, estimulou a oralidade, eles aprenderam a ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros.