JOGOS E SEUS IMPACTOS NA APRENDIZAGEM
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98742 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5396 "inscrito_id" => 3539 "titulo" => "JOGOS E SEUS IMPACTOS NA APRENDIZAGEM" "resumo" => "O presente trabalho resulta de uma pesquisa que buscou analisar de que maneira jogos e sua produção podem auxiliar no ensino-aprendizagem de alunos do 6º ano aumentando seu desempenho e conhecimentos Matemáticos. Optou-se pela utilização da pesquisa qualitativa com a coleta de dados através de entrevista com o professor de Matemática e Laboratório de Matemática da turma antes e posteriormente à produção e a utilização de jogos pelos discentes a fim de desenvolver sua capacidade de fazer perguntas e repensar situações, avaliar suas atitudes, ou seja, resolver problemas. A pesquisa apoia-se teoricamente nos estudos de autores como (CUNHA, 2000), (FREIRE, 1996), (BROUSSEAU, 1983) e (GRADO, 2004). Conclui-se que a pesquisa é pertinente tanto para docentes que se empenham em aperfeiçoar a qualidade do ensino utilizando-se de diferentes materiais propiciando um ambiente que favoreça o interesse, quanto para discentes que apresentam certo bloqueio em algumas definições que são básicas na Matemática e muitas das vezes tem uma maior complexidade por parte destes alunos e a tendência é que isso só venha a se intensificar com metodologias inadequadas. Nestas circunstâncias esta proposta auxilia os educandos a compreenderem melhor os conteúdos bem como desenvolverem seu raciocínio lógico e organização dos conhecimentos adquiridos bem como a (re)significação de conceitos que até então eram abstratos. Eles podem ver a Matemática de forma prática e interessante podendo verificar seus usos e aplicações no cotidiano, além disso dá suporte a sua formação pessoal desde que se estende a assuntos de âmbitos não integralmente matemáticos. Deste modo podemos concluir que a utilização e produção de jogos darão suporte ao ensino-aprendizagem de forma lúdica e singular, tornando os alunos protagonistas enquanto criam, ensinam e aprendem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID3539_TB5396_04102023151333.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA DE SOUSA SANTOS" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA SOUSA" "autor_email" => "jssifpi@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98742 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5396 "inscrito_id" => 3539 "titulo" => "JOGOS E SEUS IMPACTOS NA APRENDIZAGEM" "resumo" => "O presente trabalho resulta de uma pesquisa que buscou analisar de que maneira jogos e sua produção podem auxiliar no ensino-aprendizagem de alunos do 6º ano aumentando seu desempenho e conhecimentos Matemáticos. Optou-se pela utilização da pesquisa qualitativa com a coleta de dados através de entrevista com o professor de Matemática e Laboratório de Matemática da turma antes e posteriormente à produção e a utilização de jogos pelos discentes a fim de desenvolver sua capacidade de fazer perguntas e repensar situações, avaliar suas atitudes, ou seja, resolver problemas. A pesquisa apoia-se teoricamente nos estudos de autores como (CUNHA, 2000), (FREIRE, 1996), (BROUSSEAU, 1983) e (GRADO, 2004). Conclui-se que a pesquisa é pertinente tanto para docentes que se empenham em aperfeiçoar a qualidade do ensino utilizando-se de diferentes materiais propiciando um ambiente que favoreça o interesse, quanto para discentes que apresentam certo bloqueio em algumas definições que são básicas na Matemática e muitas das vezes tem uma maior complexidade por parte destes alunos e a tendência é que isso só venha a se intensificar com metodologias inadequadas. Nestas circunstâncias esta proposta auxilia os educandos a compreenderem melhor os conteúdos bem como desenvolverem seu raciocínio lógico e organização dos conhecimentos adquiridos bem como a (re)significação de conceitos que até então eram abstratos. Eles podem ver a Matemática de forma prática e interessante podendo verificar seus usos e aplicações no cotidiano, além disso dá suporte a sua formação pessoal desde que se estende a assuntos de âmbitos não integralmente matemáticos. Deste modo podemos concluir que a utilização e produção de jogos darão suporte ao ensino-aprendizagem de forma lúdica e singular, tornando os alunos protagonistas enquanto criam, ensinam e aprendem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID3539_TB5396_04102023151333.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA DE SOUSA SANTOS" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA SOUSA" "autor_email" => "jssifpi@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }