O ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98751 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5406 "inscrito_id" => 3836 "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O estudo versa sobre o Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) no Ensino Superior. O ESO é uma atividade de cunho curricular que existe nas universidades para auxiliar e propor para licenciados a práxis pedagógica no ambiente escolar, indo além de cumprir as exigências acadêmicas, possibilitando uma ampliação no campo da formação enquanto futuros professores e professoras de diferentes níveis educacionais (FELÍCIO E OLIVEIRA 2019). A pesquisa objetiva analisar as contribuições do Estágio Supervisionado Obrigatório em Educação Infantil, para o processo de formação dos estudantes do curso de licenciatura em pedagogia em uma universidade pública. Para tal finalidade o relato de experiência em tela adota a abordagem qualitativa, por meio da pesquisa participante e revisão bibliográfica realizadas a partir do ESO em uma escola pública municipal de educação infantil. A técnica de coleta de dados adotada foi a observação. O aporte teórico contou com as contribuições de (MARCONI E LAKATOS, 2017) e (FERREIRO, 2020). Os dados analisados permitiram compreender o ESO como oportunidade de compreender o processo de aprendizagem de crianças entre 4, 5 e 6 anos na educação infantil de uma escola pública. A práxis pedagógica materializada trouxe significativas reflexões para construir e aperfeiçoar a ação pedagógica a ser adotada enquanto profissional da educação. A experiência permite uma aproximação da realidade de forma a identificar limites e possibilidades de atuação na educação básica pública, considerando os aspectos envolvidos como o Trabalho interdisciplinar, as relações interpessoais, entre outros, vivenciados durante o ESO. Destaca-se a afetividade como fator essencial de aprendizagem. Desse modo, o ESO possibilita ao futuro professor a análise acerca dos diversos elementos que compõem o processo educativo, particularmente na escola pública, considerando as peculiaridades da infância. A experiência de formação tem o potencial de auxiliar o licenciando a construir uma aprendizagem significativa, de forma a mobilizar seus saberes para garantir uma educação de qualidade no âmbito da educação infantil." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID3836_TB5406_20112023202816.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINE DAS GRAÇAS DOS SANTOS RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "CAROLINE" "autor_email" => "caroline.san.rib.20@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98751 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5406 "inscrito_id" => 3836 "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O estudo versa sobre o Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) no Ensino Superior. O ESO é uma atividade de cunho curricular que existe nas universidades para auxiliar e propor para licenciados a práxis pedagógica no ambiente escolar, indo além de cumprir as exigências acadêmicas, possibilitando uma ampliação no campo da formação enquanto futuros professores e professoras de diferentes níveis educacionais (FELÍCIO E OLIVEIRA 2019). A pesquisa objetiva analisar as contribuições do Estágio Supervisionado Obrigatório em Educação Infantil, para o processo de formação dos estudantes do curso de licenciatura em pedagogia em uma universidade pública. Para tal finalidade o relato de experiência em tela adota a abordagem qualitativa, por meio da pesquisa participante e revisão bibliográfica realizadas a partir do ESO em uma escola pública municipal de educação infantil. A técnica de coleta de dados adotada foi a observação. O aporte teórico contou com as contribuições de (MARCONI E LAKATOS, 2017) e (FERREIRO, 2020). Os dados analisados permitiram compreender o ESO como oportunidade de compreender o processo de aprendizagem de crianças entre 4, 5 e 6 anos na educação infantil de uma escola pública. A práxis pedagógica materializada trouxe significativas reflexões para construir e aperfeiçoar a ação pedagógica a ser adotada enquanto profissional da educação. A experiência permite uma aproximação da realidade de forma a identificar limites e possibilidades de atuação na educação básica pública, considerando os aspectos envolvidos como o Trabalho interdisciplinar, as relações interpessoais, entre outros, vivenciados durante o ESO. Destaca-se a afetividade como fator essencial de aprendizagem. Desse modo, o ESO possibilita ao futuro professor a análise acerca dos diversos elementos que compõem o processo educativo, particularmente na escola pública, considerando as peculiaridades da infância. A experiência de formação tem o potencial de auxiliar o licenciando a construir uma aprendizagem significativa, de forma a mobilizar seus saberes para garantir uma educação de qualidade no âmbito da educação infantil." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID3836_TB5406_20112023202816.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINE DAS GRAÇAS DOS SANTOS RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "CAROLINE" "autor_email" => "caroline.san.rib.20@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }