ENTRE O REAL E O IDEAL: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAÇÃO EM UMA SALA BILÍNGUE PARA CRIANÇAS SURDAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98794 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5468 "inscrito_id" => 20413 "titulo" => "ENTRE O REAL E O IDEAL: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAÇÃO EM UMA SALA BILÍNGUE PARA CRIANÇAS SURDAS" "resumo" => "A concretização de uma política educacional bilíngue para surdos perpassa por inúmeros vieses, sendo um deles a formação de professores. Diante do exposto, se faz necessário refletir acerca deste elemento tão importante para uma atuação coerente e que atenda as atuais políticas educacionais voltadas ao povo surdo. Assim sendo, o presente estudo apresenta como objetivo geral conhecer a formação de professoras atuantes em salas bilíngues para surdos. Para o desenvolvimento deste estudo optamos por uma pesquisa de abordagem qualitativa (OLIVEIRA, 2014), caracterizando-se como uma pesquisa descritiva (GIL, 2002), sendo um estudo documental (OLIVEIRA, 2014), pois analisamos os documentos fornecidos pela secretaria da escola acerca da formação das docentes atuantes nas salas bilíngues, e por fim, para análise dos dados, utilizamos a técnica da análise documental (LUDKE e ANDRÉ, 1986). Nosso referencial teórico esteve baseado em estudiosos de áreas como educação, linguística e aquisição da linguagem, tendo como referência autores como Slomski (2012), Strobel (2016) e Pires e Santos (2020), dentre outros. Como resultado, identificamos que apenas uma das docentes apresenta formação condizente para atuação nestes espaços, havendo a necessidade de um contínuo investimento na formação desses profissionais, bem como a emergência na elaboração, por parte do poder público, de documentos norteadores sobre os caminhos mais coerentes a serem seguidos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20413_TB5468_04082023094625.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "OTÁVIO WASHINGTON LIMA SILVA" "autor_nome_curto" => "OTÁVIO SILVA" "autor_email" => "otavioufpblibras@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98794 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5468 "inscrito_id" => 20413 "titulo" => "ENTRE O REAL E O IDEAL: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAÇÃO EM UMA SALA BILÍNGUE PARA CRIANÇAS SURDAS" "resumo" => "A concretização de uma política educacional bilíngue para surdos perpassa por inúmeros vieses, sendo um deles a formação de professores. Diante do exposto, se faz necessário refletir acerca deste elemento tão importante para uma atuação coerente e que atenda as atuais políticas educacionais voltadas ao povo surdo. Assim sendo, o presente estudo apresenta como objetivo geral conhecer a formação de professoras atuantes em salas bilíngues para surdos. Para o desenvolvimento deste estudo optamos por uma pesquisa de abordagem qualitativa (OLIVEIRA, 2014), caracterizando-se como uma pesquisa descritiva (GIL, 2002), sendo um estudo documental (OLIVEIRA, 2014), pois analisamos os documentos fornecidos pela secretaria da escola acerca da formação das docentes atuantes nas salas bilíngues, e por fim, para análise dos dados, utilizamos a técnica da análise documental (LUDKE e ANDRÉ, 1986). Nosso referencial teórico esteve baseado em estudiosos de áreas como educação, linguística e aquisição da linguagem, tendo como referência autores como Slomski (2012), Strobel (2016) e Pires e Santos (2020), dentre outros. Como resultado, identificamos que apenas uma das docentes apresenta formação condizente para atuação nestes espaços, havendo a necessidade de um contínuo investimento na formação desses profissionais, bem como a emergência na elaboração, por parte do poder público, de documentos norteadores sobre os caminhos mais coerentes a serem seguidos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20413_TB5468_04082023094625.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "OTÁVIO WASHINGTON LIMA SILVA" "autor_nome_curto" => "OTÁVIO SILVA" "autor_email" => "otavioufpblibras@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }