O presente trabalho investiga expressões da cultura popular denominadas Boi Pintadinho e Boi Malhadinho, de grande relevância no Norte Fluminense, em especial, nos municípios de Macaé, Quissamã e Campos dos Goytacazes. São grupos que estão intrinsecamente ligados às tradições afro-diaspóricas e, contemporaneamente, integram os festejos carnavalescos nestes três municípios. Propõe-se aqui, através de uma interface entre a Etnomusicologia e a Educação Musical, compreender como se dão as práticas musicais e, mais especificamente, a transmissão de saberes musicais nos diversos grupos, sem deixar de considerar que o aspecto musical se insere em um contexto de múltiplas linguagens, que envolvem dança, artes plásticas, poesia, música, que interagem de forma indissolúvel. Trata-se de uma pesquisa de doutorado do Programa de Políticas Sociais da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), que vem sendo realizada desde o ano de 2021, de caráter qualitativo, que tem como base a imersão etnográfica. Neste processo, pretende-se registrar em áudio e vídeo performances dos Bois em apresentações públicas, realizar entrevistas filmadas e gravadas com donos de Bois, com lideranças de associações, com brincantes e ritmistas, compositores e, através de uma modalidade de pesquisa participante que Mantle Hood chamou de bi-musicalidade, integrar um naipe de bateria como ritmista. Ainda que se trate de uma pesquisa em andamento, já se pôde verificar que os processos de aprendizagem ocorrem de forma lúdica, incluindo crianças e adolescentes, através e mecanismos de observação, imitação, improvisação, em uma dinâmica de permanente “aprender fazendo”. Os grupos de Boi constituem espaços não-formais ou informais de aprendizagem musical que podem o nutrir os espaços formais, institucionalmente constituídos, de práticas de aprendizagem criativas e inovadoras, sobretudo quando se possibilita que os mestres de Boi adentrem às escolas para compartilhar seus saberes. Neste sentido, este trabalho se insere em uma perspectiva decolonial de educação musical.