As situações oriundas da Pandemia COVID-19, impulsionaram a necessidade da incorporação de ações pedagógicas com o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Entretanto, sabemos que sua operacionalização foi marcada por inúmeros desafios, oriundos desde a ausência de investimentos em tecnologias, ao incentivo à capacitação dos professores. Por outro lado, o impacto desta experiência, enfatizou a importância de práticas que façam uso de recursos educacionais digitais, bem como também a demanda de capacitações direcionadas aos mesmos, pois atualmente, entendemos mais do que nunca que estes são instrumentos que podem aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem. Frente a todas essas mudanças, o uso e domínio dessas tecnologias nos ambientes educacionais estão atrelados ao desenvolvimento de competências digitais tanto pelos estudantes como pelos docentes, e por isso torna-se necessário estudos que discutam esta temática no contexto escolar. De tal forma, esta pesquisa tem por objetivo apresentar como as competências digitais dos professores podem potenciar o ensino, para tanto, buscamos fazer uso de uma abordagem qualitativa com caráter exploratório. Nesse sentido, realizamos análises reflexivas a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, inicialmente nos repositórios virtuais da Capes; Scielo – Biblioteca Científica Eletrônica Online e Google Acadêmico. Por fim, os resultados destacam o desenvolvimento das competências digitais como um fator fundamental para a formação docente no século XXI, entendendo que, não basta apenas ter acesso aos meios digitais, mas se faz necessário geri-los com intencionalidade pedagógica, condicionando transformações no campo educacional e na sociedade como um todo.