A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO FERRAMENTA QUE AUXILIA NA APRENDIZAGEM DE GÊNEROS TEXTUAIS ORAIS E ESCRITOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98942 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5665 "inscrito_id" => 12077 "titulo" => "A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO FERRAMENTA QUE AUXILIA NA APRENDIZAGEM DE GÊNEROS TEXTUAIS ORAIS E ESCRITOS" "resumo" => "A Sequência Didática (SD) é uma organização sistemática de atividades que contemplam o domínio da produção oral e escrita de um gênero textual específico. Para planejá-la, considera-se a prática da leitura como indispensável para o desenvolvimento de competências concernentes à visão crítica do indivíduo, ao estímulo do raciocínio, à melhoria do vocabulário, ao aperfeiçoamento da capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento mais amplo e diversificado sobre inúmeras temáticas e gêneros textuais que circulam socialmente. No entanto, muitas vezes, as propostas de leitura e escrita no contexto escolar são realizadas de maneira simplista e não propiciam a aprendizagem efetiva de um determinado gênero textual. Pensando nisso, este artigo objetiva apresentar as contribuições da Sequência Didática para que as habilidades de leitura e escrita sejam potencializadas e para que o estudante seja proficiente na produção de textos. Teoricamente, no que se refere ao ensino e à aprendizagem sobre os gêneros orais e escritos, ancora-se nos fundamentos instituídos por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2011). Quanto à metodologia, adotou-se a abordagem qualitativa de dados, com descrição e análise de uma SD, cujo propósito foi que alunos do sétimo ano do ensino fundamental desenvolvessem, gradualmente, habilidades de leitura e escrita dos gêneros crônica e letra de música. Os resultados revelam que o desenvolvimento de uma SD contribui para uma aprendizagem mais assertiva dos gêneros orais e escritos apresentados, uma vez que o ato de ler desenvolve a criticidade, a imaginação, a comunicação, a criatividade e amplia a habilidade escritora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID12077_TB5665_04102023202917.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISA FRANCISCA DA SILVA NETA" "autor_nome_curto" => "ELISA" "autor_email" => "elisaneta11@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98942 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5665 "inscrito_id" => 12077 "titulo" => "A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO FERRAMENTA QUE AUXILIA NA APRENDIZAGEM DE GÊNEROS TEXTUAIS ORAIS E ESCRITOS" "resumo" => "A Sequência Didática (SD) é uma organização sistemática de atividades que contemplam o domínio da produção oral e escrita de um gênero textual específico. Para planejá-la, considera-se a prática da leitura como indispensável para o desenvolvimento de competências concernentes à visão crítica do indivíduo, ao estímulo do raciocínio, à melhoria do vocabulário, ao aperfeiçoamento da capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento mais amplo e diversificado sobre inúmeras temáticas e gêneros textuais que circulam socialmente. No entanto, muitas vezes, as propostas de leitura e escrita no contexto escolar são realizadas de maneira simplista e não propiciam a aprendizagem efetiva de um determinado gênero textual. Pensando nisso, este artigo objetiva apresentar as contribuições da Sequência Didática para que as habilidades de leitura e escrita sejam potencializadas e para que o estudante seja proficiente na produção de textos. Teoricamente, no que se refere ao ensino e à aprendizagem sobre os gêneros orais e escritos, ancora-se nos fundamentos instituídos por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2011). Quanto à metodologia, adotou-se a abordagem qualitativa de dados, com descrição e análise de uma SD, cujo propósito foi que alunos do sétimo ano do ensino fundamental desenvolvessem, gradualmente, habilidades de leitura e escrita dos gêneros crônica e letra de música. Os resultados revelam que o desenvolvimento de uma SD contribui para uma aprendizagem mais assertiva dos gêneros orais e escritos apresentados, uma vez que o ato de ler desenvolve a criticidade, a imaginação, a comunicação, a criatividade e amplia a habilidade escritora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID12077_TB5665_04102023202917.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISA FRANCISCA DA SILVA NETA" "autor_nome_curto" => "ELISA" "autor_email" => "elisaneta11@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }