As tecnologias de informação e comunicação (TIC) têm um impacto significativo na sociedade atual, incluindo a área da educação. Essas tecnologias, que englobam as ferramentas digitais, desempenham um papel favorável nas práticas de ensino, agregando vantagens em termos de informações, versatilidade e diversidade na instrumentalização e apresentação do conhecimento. Nesse contexto, uma pesquisa bibliográfica foi realizada para analisar os trabalhos publicados nos anais do Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) entre os anos de 2000 e 2020, com o objetivo de mapear e examinar como a temática das TIC vem sendo debatida no campo da educação e do ensino de Química. Os resultados revelaram um aumento expressivo no número de pesquisadores que indicam novas discussões e debates sobre as TIC como possibilidades de ensino da Química em diferentes níveis educacionais, impulsionando a realização de novas pesquisas nessa área. Além disso, também foram relatados os níveis de ensino nos quais essas pesquisas foram implementadas. Com base nos dados coletados, foi possível identificar que a temática das TIC está em constante crescimento e abrange diversos níveis de ensino. Vale destacar que as discussões sobre o uso da tecnologia no ensino da Química já estavam presentes antes mesmo da pandemia, que apenas intensificou essa tendência.