OS DESAFIOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA CRIANÇAS AUTISTAS: O QUE DIZEM OS PROFESSORES
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98994 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5734 "inscrito_id" => 15964 "titulo" => "OS DESAFIOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA CRIANÇAS AUTISTAS: O QUE DIZEM OS PROFESSORES" "resumo" => "O tema da inclusão tem estado presente nas pautas dos grupos de educadores e da sociedade em geral, o qual perpassou por uma longa e transformadora jornada histórica. Falar sobre inclusão é desafiador, abrange uma grande diversidade de assuntos, como legislação, políticas públicas, acessibilidade, educação especial, educação inclusiva, conceito de escola, entre outros. O autismo por sua vez é um tema de grande amplitude dentro da literatura e estudos científicos. Quando falamos em inclusão de crianças autistas nas salas de aula de educação infantil, é perceptível os desafios encontrados pelos docentes às suas práxis. Este resumo apresenta uma breve síntese de uma pesquisa em andamento sobre a realidade das salas de aula da educação infantil frente às práticas pedagógicas para a educação inclusiva, tendo como objetivo analisar as práticas pedagógicas educativas inclusivas para crianças autistas na Educação Infantil e os desafios pedagógicos para atuar com essas crianças. Assim sendo, é preciso lembrar que a Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, em que o cuidar e o educar andam de mãos dadas, e que é na primeira infância através das interações sociais que o sujeito adquire seu conhecimento de mundo para desenvolver habilidades para as práticas do cotidiano. Como técnica para coleta de dados teremos a observação do cotidiano escolar e os estudos dos documentos normativos tais como as Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica, Base Nacional Comum Curricular, Plano Nacional de educação, e das obras literárias que serão pautadas em autores que fundamentem a temática da formação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15964_TB5734_15112023203004.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA PAIXAO DE JESUS" "autor_nome_curto" => "Juliana Paixao" "autor_email" => "juliana_univali@hotmail.c" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98994 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5734 "inscrito_id" => 15964 "titulo" => "OS DESAFIOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA CRIANÇAS AUTISTAS: O QUE DIZEM OS PROFESSORES" "resumo" => "O tema da inclusão tem estado presente nas pautas dos grupos de educadores e da sociedade em geral, o qual perpassou por uma longa e transformadora jornada histórica. Falar sobre inclusão é desafiador, abrange uma grande diversidade de assuntos, como legislação, políticas públicas, acessibilidade, educação especial, educação inclusiva, conceito de escola, entre outros. O autismo por sua vez é um tema de grande amplitude dentro da literatura e estudos científicos. Quando falamos em inclusão de crianças autistas nas salas de aula de educação infantil, é perceptível os desafios encontrados pelos docentes às suas práxis. Este resumo apresenta uma breve síntese de uma pesquisa em andamento sobre a realidade das salas de aula da educação infantil frente às práticas pedagógicas para a educação inclusiva, tendo como objetivo analisar as práticas pedagógicas educativas inclusivas para crianças autistas na Educação Infantil e os desafios pedagógicos para atuar com essas crianças. Assim sendo, é preciso lembrar que a Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, em que o cuidar e o educar andam de mãos dadas, e que é na primeira infância através das interações sociais que o sujeito adquire seu conhecimento de mundo para desenvolver habilidades para as práticas do cotidiano. Como técnica para coleta de dados teremos a observação do cotidiano escolar e os estudos dos documentos normativos tais como as Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica, Base Nacional Comum Curricular, Plano Nacional de educação, e das obras literárias que serão pautadas em autores que fundamentem a temática da formação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15964_TB5734_15112023203004.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA PAIXAO DE JESUS" "autor_nome_curto" => "Juliana Paixao" "autor_email" => "juliana_univali@hotmail.c" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }