O tema da inclusão tem estado presente nas pautas dos grupos de educadores e da sociedade em geral, o qual perpassou por uma longa e transformadora jornada histórica. Falar sobre inclusão é desafiador, abrange uma grande diversidade de assuntos, como legislação, políticas públicas, acessibilidade, educação especial, educação inclusiva, conceito de escola, entre outros. O autismo por sua vez é um tema de grande amplitude dentro da literatura e estudos científicos. Quando falamos em inclusão de crianças autistas nas salas de aula de educação infantil, é perceptível os desafios encontrados pelos docentes às suas práxis. Este resumo apresenta uma breve síntese de uma pesquisa em andamento sobre a realidade das salas de aula da educação infantil frente às práticas pedagógicas para a educação inclusiva, tendo como objetivo analisar as práticas pedagógicas educativas inclusivas para crianças autistas na Educação Infantil e os desafios pedagógicos para atuar com essas crianças. Assim sendo, é preciso lembrar que a Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, em que o cuidar e o educar andam de mãos dadas, e que é na primeira infância através das interações sociais que o sujeito adquire seu conhecimento de mundo para desenvolver habilidades para as práticas do cotidiano. Como técnica para coleta de dados teremos a observação do cotidiano escolar e os estudos dos documentos normativos tais como as Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica, Base Nacional Comum Curricular, Plano Nacional de educação, e das obras literárias que serão pautadas em autores que fundamentem a temática da formação docente.